A baixa procura pela regularização do cadastro e recursos junto ao Auxílio Reconstrução preocupa a equipe da Secretaria Municipal de Ação Social de São Luiz Gonzaga. Segundo a secretária Nélvia Tavares, cerca de 500 pessoas já procuram a pasta para regularizar suas informações. Porém, São Luiz Gonzaga teve em torno de 1,5 mil inscrições, ou seja, quase mil pessoas correm o risco de perder o direito ao benefício de R$ 5,1 mil. O prazo para os recursos se encerra no próximo dia 18.
“Essa nova etapa do processo foi iniciada na segunda-feira, dia 4, e desde terça estamos com horário estendido, das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio dia, para atender as famílias atingidas pela tempestade de 15 de junho. Mas desde ontem (quarta-feira), reparamos queda brusca na procura, o que nos preocupa, porque no momento não há perspectiva de prorrogação do prazo. Pedimos que as pessoas venham à secretaria e evitem deixar para última hora, a fim de evitar o risco de perder o acesso a esse importante auxílio”, afirma Nélvia.
De acordo com os dados da secretaria, o município conta, até a tarde desta quinta-feira (7), com 542 cadastros aprovados, dos quais 462 já foram habilitados e liberados para pagamento. A regularização, necessária para envio dos recursos de famílias ainda não habilitadas, foi estabelecida por portaria do governo federal e abrange quem tem cadastro pendente ou recusado junto ao sistema do Auxílio Reconstrução.
As pessoas devem procurar a sede da Ação Social portando RG, CPF e comprovante de residência. Todos os cadastros que estão em análise, com pendências, aguardando processamento ou recusados passaram para status de recusado para então se dar entrada com o recurso.
Fonte: Ricardo Marques | Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga