Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Associação de Mulheres desenvolve trabalho com lã de ovelha em Garruchos

Compartilhe!

Grupo possui diversas atividades relacionadas a confecção de roupas e produtos em lã crua

A Associação das Mulheres Integradas (AMI) da localidade de São José Velho, interior do município de Garruchos, atua no trabalho conjunto de produção de roupas, sejam de tecido ou a partir da lã de ovelha. O objetivo da associação, desde sua criação, é a integração, gerando produtos artesanais e renda familiar.

O projeto surgiu em em meados de 2009, a partir da parceria com a prefeitura e patrocinado na época pela Endesa – CIEN. Atualmente, a sede do grupo está junto a escola de São José, onde cerca de seis mulheres desenvolvem atividades.

Neste ano, com a participação em concurso estadual, o grupo ganhou destaque. Entre palas, bacheiros, coletes e diversos produtos, as mulheres de Garruchos demonstram a identidade do artesanato missioneiro.

Foto: reprodução

O PROCESSO

A lã começa a ser produzida na tosquia da ovelha. A partir de então, a lã passa pela lavagem e cardagem (processo de pentear a lã). O próximo passo é a formação de mechas que serão convertidas em “tops”.

Antes de ser transformada em têxtil, contudo, a lã passa por um processo de lavagem, para retirar as impurezas. É lavada com água a 40ºC e carbonato de potássio. Para dissolver as gorduras do sebo, a lã deve ser lavada de novo com água quente e sabão.

A lã é pulverizada com óleos vegetais para amaciar o pelo e facilitar a fiação. Além disso, o material passa por um penteado, no qual remove-se pedaços de material que podem ser capturadas. Concluídas as mechas, a lã pode ser girada no fio de lã, tecelagem, crochê, tricô.

De acordo com a extensionista social da Emater/RS-Ascar de Garruchos, Cassiana Maria Marin Krebs, o grupo promove a cultura da região ao trabalhar em todo o processo da lã, desde sua lavagem, até a confecção das roupas. Cassiana reforça a importância do trabalho destas artesãs, como forma de empoderamento da mulher rural.

A presidente da associação, Jocieli de Deus Santos, destaca a importância de mais mulheres se unirem a associação e quem tiver interesse em participar, será muito bem recebida.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Garruchos