32ª CRE participa de evento do Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio

Uma comitiva da 32ª Coordenadoria de Educação (CRE) participou, durante esta segunda-feira (31), do primeiro dia de atividades da Formação dos Formadores Regionais e Orientadores de Estudo, evento que marca o início do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio na região. Realizado no salão de atos da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), a formação contou com a presença de aproximadamente 240 professores, vindos de diversas instituições de ensino médio de oito coordenadorias de educação.

O evento contou com um representante de cada escola de ensino médio dos onze municípios de abrangência da 32ª CRE. Formou-se uma comitiva com 21 professores, escolhidos como orientadores de estudos. Estes orientadores compartilharão suas aprendizagens aos demais professores das instituições de ensino onde atuam. Cada coordenadoria de educação escolheu um formador regional para auxiliar no processo de formação. Na 32ª CRE este cargo é desempenhado pela Coordenadora Adjunta e Pedagógica, professora Guiomar Terra Batu dos Santos.

Durante a manhã, a mesa de honra foi formada pelo professor Dr.º Antônio Inácio Andrioli, Vice-reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o professor Dr.º Edemar Rotta, Diretor da UFFS – campus Cerro Largo, o professor Dr.º Ivann Carlos Lago, Coordenador Acadêmico da UFFS – campus Cerro Largo, o professor Luís Fernando Gastaldo, Coordenador Geral do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio na UFFS no Rio Grande do Sul, a professora Rosmari Marondin Gobo, Coordenadora Regional de Educação da 36ª CRE e o prefeito de Ijuí, Fioravante Batista Ballin. Após os discursos de boas-vindas, os presentes assistiram a apresentação da indicada ao Prêmio Açorianos de Música 2013, Paola Matos e seu irmão, Diogo Matos. Encerrando as atividades da manhã, a formação contou com palestra do professor Dr.º Antônio Inácio Andrioli, que discursou sobre a interface da Educação Básica e o Ensino Superior, destacando a importância da formação dos professores para a melhoria da educação básica nacional. O vice-reitor da UFFS ressaltou a importância de um processo coletivo de reflexão dos professores para, assim, formar os orientadores e melhorar o ensino no Brasil.

No período da tarde, o professor Dr.º Edemar Rotta, com o auxílio do Coordenador da 32ª CRE, de São Luiz Gonzaga, Ayrton Ávila da Cruz, realizou sua palestra voltado ao esclarecimento do módulo cinco, que descreve a organização e gestão democrática da escola. Entre os temas debatidos, o professor Edemar Rotta salientou a importância de existir um equilíbrio entre a crítica e a proposição, sendo necessário criticar, assim como em contrapartida criar propostas de melhoria. O Coordenador da 32ª CRE, Ayrton Ávila da Cruz ressaltou a importância do debate abrangendo todos os componentes da escola, sejam professores, diretores, alunos, pais ou funcionários. Expondo, assim, o ponto de vista individual e fortalecendo o ensino. No encerramento do primeiro dia de atividades, o professor e coordenador do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio da UFFS, Luís Fernando Gastaldo palestrou sobre os diálogos da proposta de formação dos professores.

A Formação dos Formadores Regionais e Orientadores de Estudo terá continuidade durante a terça-feira (1), contando com palestras de professores sobre temáticas desenvolvidas pela formação dos orientadores. Na quarta-feira (2) o evento terá também a presença do Secretário Estadual de Educação, José Clóvis de Azevedo, palestrando sobre o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Rio Grande do Sul.