32ª CRE: formações continuam no mês de junho

O Programa Interinstitucional de Formação Continuada dos Trabalhadores em Educação da Região Macromissioneira – Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul continua em andamento. Os professores das escolas municipais e estaduais de abrangência da 32ªCoordenadoria Regional de Formação (CRE), divididos em Grupos de Trabalhos (GTs), participam de formações ministradas por professores de instituições de ensino superior da região.

Na sexta-feira (6), o GT dos quartos e quintos anos se reuniu no salão de atos da 32ª CRE. Pela manhã, o encontro foi ministrado pela professora Mônica Filipin Vincensi do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA), que discutiu com os professores sobre o fazer pedagógico, o papel da escola na vida do aluno, sobre metodologias de aprendizado e como utilizar a interdisciplinaridade no dia a dia da sala de aula. No período da tarde, a formação foi realizada pelas professoras Sandra da Rosa Coppinni e Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso da IESA, que discutiram temas relacionados ao currículo escolar. No encontro, os professores também puderam discutir suas experiências pedagógicas.

Na segunda-feira (9), também no salão de atos, os professores do GT de Educação Profissional realizaram seu segundo encontro. Ministrado pelo professor Marcelo Eder Lamp do Instituto Federal Farroupilha (IFF) – câmpus Santa Rosa e pela professora Sandra Nonenmacher do IFF – câmpus Panambi, o encontro teve como tema principal as diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional. Os aspectos legais sobre a profissionalização e os possíveis reflexos da mudança do ensino médio na educação profissional também foram abordados. Na ocasião, os professores apresentaram seus relatos de boas práticas realizadas na escola.

O Programa Interinstitucional de Formação Continuada de Trabalhadores em Educação da Região Macromissioneira é uma parceria entre as Coordenadorias Regionais de Educação (9aCRE Cruz Alta, 14aCRE Santo Ângelo, 17a CRE Santa Rosa, 21aCRE Três Passos, 32ª CRE São Luiz Gonzaga, 36a CRE Ijuí) e instituições de ensino superior – Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Instituto Federal Farroupilha (IF), Universidade Regional do Noroeste do Estado (UNIJUÍ), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI), Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Instituto de Educação Superior de Santo Ângelo(IESA) e Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) – para a realização de formações para os professores da rede estadual e municipal de educação dos municípios de abrangência das coordenadorias.