Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

23 micro e pequenas empresas já confirmaram participação no Projeto Coletivo Setorial da Indústria 2014/2015

Compartilhe!

O projeto é do Sebrae, que o realizará em São Luiz com o apoio da ACI. O período de formação envolve cursos, consultorias e visitas técnicas durante dois anos e visa estruturar as micro e pequenas indústrias para absorver os conceitos mais modernos de produção industrial.

A reunião de sensibilização realizada terça-feira a noite na ACI, marcou o lançamento, em São Luiz, do “Projeto Coletivo Setorial da Indústria 2014/2015”, do Sebrae. Esse projeto é dirigido para empreendedores individuais, Micro e Pequenas Empresas dos setores de panificação, confecções, moveleiros, metal mecânico, construção civil e outras atividades de beneficiamento de matéria prima, com o objetivo de qualificar a gestão empresarial e fomentar a cooperação visando o desenvolvimento das micro e pequenas empresas do setor industrial.

Coube ao presidente da ACI, Nilton Luís Teixeira, fazer a apresentação do gestor do curso, o consultor do Sebrae Marcelo Ribas. Disse que a ACI e o Sebrae associaram-se para realização desse curso, que deve repercutir favoravelmente nos desempenhos das nossas pequenas indústrias, além de favorecer o surgimento de outras, assegurando base para crescerem e cumprirem papel cada vez mais importante na vida empresarial desta cidade. Agradeceu a presença, nessa reunião, do prefeito Junaro Figueiredo, dos secretários municipais Itamar Batista Chagas, da Administração; Aldimar Pereira Machado, da Agricultura, Indústria e Comércio; e Denise Sarmento e do Chefe do Setor de Microcrédito, Antônio Augusto Lopes Caetano, o que significou o apoio que a Administração Municipal vai oferecer a esse projeto.

Em seguida iniciou a palestra de sensibilização, para um público de 30 pessoas, todos oriundos de micro indústrias locais, que desejam ferramentas para desenvolverem seus negócios. A palestra foi proferida pelo consultor Marcelo Ribas, gestor do programa, que resumiu os conteúdos e a forma de sua transmissão aos participantes do curso. Serão dois anos de estudos, com várias horas de consultoria nas empresas. A cada mês será aplicado um curso sobre tema específico, que se desenvolverá durante uma semana, com aulas sempre à noite. Conforme a exigência do curso serão três horas diárias ou quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira. Portanto, uma semana por mês, de abril a dezembro, quando serão desenvolvidos os seguintes conhecimentos: Gestão e Técnicas de Produção, Redução de Desperdício, Gestão de Qualidade (D’Olho na Qualidade), Gestão da Qualidade, Gestão da Inovação, Curso Cult Líder (Cultura da Liderança), Gestão de Custos Industriais, Consultoria Gestão de Custos Industriais, Missões Empresariais e Visitas Técnicas e Consultorias Gerenciais e Tecnológicas.

Os participantes do curso terão, ainda, o subsídio de 50% do custo para se instalarem em exposições e feiras que se realizam na região (Fenasoja, Expo-Ijuí, Fenamilho, Expo São Luiz). A programação para o segundo ano do curso, em 2015, será informado no final deste ano. Esse projeto será desenvolvido na região noroeste do Estado, em cinco cidades: São Luiz Gonzaga, Panambi, Horizontina, Santa Rosa e Três Passos. Em princípio, serão atendidas 85 micro-indústrias, mas esse número poderá aumentar, havendo interesse de empreendedores desses municípios. Marcelo Ribas também informou que empreendedores de municípios situados no entorno das cidades sede do curso, poderão solicitar inscrição e também participar dessa formação.
O custo será de 9 prestações de R$ 60,00. Mas para o Sebrae todo o projeto terá o custo de R$ 200.000,00.
Ao final da reunião de sensibilização, com as adesões ocorridas no local, já eram 23 empresas inscritas no curso. Haverá reunião preparatória no final de março, para em abril ser oferecida a formação correspondente ao primeiro tema, Gestão e Técnicas de Produção.