SÃO LUIZ GONZAGA

São Luiz Gonzaga, RS, Brazil

Voos internacionais quase triplicam após reabertura do Salgado Filho e fortalecem turismo e negócios no RS

voo

O número de voos internacionais partindo do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, quase triplicou no primeiro semestre de 2025, segundo a Fraport. Desde a reabertura completa do terminal, em dezembro de 2024, após a recuperação da pista comprometida pelas enchentes de maio do ano passado, oito rotas diretas entre a capital gaúcha e cidades estrangeiras foram criadas ou retomadas. O aumento é reflexo também dos investimentos realizados pela Campanha Nacional do Turismo do Plano Rio Grande, programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

Lançada em setembro de 2024, a Campanha Nacional do Turismo teve aporte de R$ 30 milhões em ações para aumentar o interesse dos viajantes e projetar o Estado como destino de experiências culturais, gastronômicas e naturais. As 10 partidas semanais registradas em janeiro saltaram para 27 em junho, o que representa um crescimento de 170% no período. Os destinos são variados e atendem aos pedidos dos passageiros: há conexões diretas para Buenos Aires, Lima, Santiago e até Lisboa.

A retomada das conexões internacionais tem potencial para impulsionar o turismo no Rio Grande do Sul, facilitando o acesso de visitantes estrangeiros ao Estado, além de estimular a economia local por meio da hotelaria, gastronomia, comércio e serviços turísticos. A ampliação da malha aérea também beneficia o setor corporativo, ao oferecer mais comodidade e opções para viajantes a negócios.

Mais confiança

"A ampliação das conexões internacionais a partir de Porto Alegre é um reflexo direto da retomada do nosso turismo e da crescente confiança no potencial do Rio Grande do Sul como destino estratégico. Ter voos regulares para países como Portugal, Panamá, Chile, Peru e Argentina fortalece não só o fluxo de visitantes, mas também abre portas para novos investimentos, parcerias e intercâmbios culturais e comerciais”, afirmou o secretário de Turismo, Ronaldo Santini.

“Essa malha aérea mais robusta facilita o acesso ao nosso Estado, impulsiona as economias locais e reforça o posicionamento do Rio Grande do Sul como protagonista no turismo nacional e internacional. É um avanço importante, que mostra como a integração com o mundo também passa pela valorização e modernização da nossa infraestrutura", concluiu.

O gerente de Aviação Comercial da Fraport Brasil, Pedro Navega, pontuou a importância da relação de confiança com as empresas aéreas, além da parceria com a Secretaria de Turismo (Setur). “O crescimento é fruto de muito esforço coletivo e de negociações extensas e incansáveis com as empresas aéreas.”

“Esse incremento acelerado confirma o que já era claro: a gigantesca capacidade do Rio Grande do Sul de não apenas se reerguer, mas de se consolidar como uma das maiores economias do Brasil, e de vital importância para a aviação do país. Não à toa retomamos rotas como Panamá com Copa, Lisboa com TAP, Argentina com Aerolíneas e Chile com Sky. Também ampliamos a oferta, com Gol para Argentina, Azul para Bariloche e Latam, que não só retomou para Lima e Santiago, mas vai também inaugurar uma rota para Buenos Aires e ampliar consideravelmente sua malha doméstica em Porto Alegre”, avaliou Navega.

Leia mais no site do Governo do Estado

 Foto: Jürgen Mayrhofer/Arquivo Secom

LEIA MAIS EM RADIOMISSIONEIRA.COM

MENU PRINCIPAL

MENU NOTÍCIAS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

TELEFONE    55 3352-4141

WHATSAPP    55 3352-4141

LOCALIZAÇÃO    Rua Júlio de Castilhos, 2236 - Centro - São Luiz Gonzaga/RS

SIGA NAS REDES SOCIAIS

COPYRIGHT Ⓒ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

ORGULHOSAMENTE DESENVOLVIDO POR

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.