O Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo, tem se destacado nos últimos anos pelo sucesso de seus voos. Atualmente, conta com operações diárias da Azul para Porto Alegre e três vezes na semana com a GOL para São Paulo, além de estar prestes a receber a Latam, na rota para Porto Alegre, a partir de junho.
Após a instalação do Sistema Visual Indicador de Rampa de Aproximação (Papi Tático), o aeroporto tem se destacado também pelo baixo índice de cancelamentos de voos comparados com os demais aeródromos.
Em 2023, foram 236 pousos/decolagens até março, tendo apenas 6 cancelamentos, o que representa 2,5%. Se compararmos com Passo Fundo, por exemplo, foram 446 pousos/decolagens com 16 cancelamentos, perfazendo um índice de 3,6% de cancelamentos. O maior exemplo de performance é o do voo da GOL, onde em 2023 não houve nenhum cancelamento.
Vide gráfico abaixo:

Sobre a ocupação dos voos e número de clientes, a GOL informou para a Rádio Missioneira que, por ser tratar de dados estratégicos, não informa publicamente as informações, mas destacou que as operações em Santo Ângelo estão satisfatórias.
A região aguarda que o Estado, através da Secretaria de Logística e Transporte, entregue as etapas restantes do projeto de ampliação para a Secretaria de Aviação liberar os recursos da ordem de mais de R$ 44 milhões.
Além disso, existe uma consulta pública em aberto, onde toda a região poderá contribuir com sugestões e melhorias para uma concessão da operação, em conjunto com Passo Fundo. No próximo dia 5 de junho ocorrerá a primeira audiência pública detalhando a concessão.
Foto: Daniel Campos/Rádio Missioneira
Fonte: Rádio Missioneira | Com informações da ACISA