logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Voluntários de São Pedro do Butiá produzem 750 refeições por dia no Vale do Taquari

Compartilhe!

Foram mais de 400 quilômetros percorridos para que os alimentos produzidos por agricultores de São Pedro do Butiá chegassem a atingidos pelas enchentes no Vale do Taquari, na sexta-feira (24). O município missioneiro abraçou Cruzeiro do Sul e tem realizado ações in loco desde então, com o apoio da Prefeitura e de diversos voluntários, que permaneceram no local por mais alguns dias, preparando alimentos e prestando apoio em diferentes áreas.

A ideia inicial era preparar 400 refeições diárias, entre almoços e jantares, para as pessoas atingidas pelas enchentes, contudo, diante da necessidade encontrada esse volume passou para 750 refeições por dia. Elas são elaboradas a partir de alimentos doados pela população de São Pedro do Butiá, como mais de 200 quilos de mandioca descascada, arroz, frutas, salsa, cebolinha, banha, farinha, açúcar, batata-doce, ovos, 100 quilos de carne de frango, entre outros. Através dos grupos organizados de mulheres da Emater/RS-Ascar, foram produzidos 100 quilos de bolachas e mais de 90 cucas e 60 pães, em forno de barro. Receitas que atravessam gerações e fazem parte da história e da cultura local hoje levam mais sabor e esperança às famílias que as recebem.

Também foram doados em torno de 1.200 quilos de carne suína, frango e de gado, devidamente inspecionada, para utilização no preparo das refeições aos desalojados e a voluntários que trabalham no local. Uma forma de levar segurança alimentar e nutricional neste momento de dificuldades.

Produtos de higiene e limpeza, bem como agasalhos também foram doados. Valores em dinheiro enviados por butiaenses foram aproveitados para aquisição de outros ítens que famílias dos meios rural e urbano do município de Cruzeiro do Sul estavam precisando, levantados com o apoio da Emater/RS-Ascar local, como panelas, talheres, chaleira, frigideira, entre outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.