Os preparativos para a celebração dos 400 anos da chegada dos padres jesuítas ao Rio Grande do Sul, em 2026, poderá ser coroada pela visita do Papa Francisco à Região das Missões. Esta é a meta da Associação dos Municípios das Missões (AMM).
Diversos convites já foram enviados ao Vaticano. Inclusive, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) efetuou pessoalmente o convite ao papa. Francisco, que é jesuíta e argentino, já teria sinalizado para a Santa Sé o desejo de visitar o Sul do Brasil e a Argentina em uma única viagem apostólica. Por enquanto, o Vaticano não confirmou.
Em entrevista para a Rádio Missioneira nesta sexta-feira (22), o prefeito Auri Kochhann, que atuou como presidente da AMM durante o último ano, afirmou que o assunto foi tema de um encontro realizado por uma comitiva de lideranças missioneiras junto a CNBB, em Brasília, recentemente.
Segundo a CNBB, caso o Papa Francisco visite as Missões, ele deverá ir ao Santuário do Caaró, em Caibaté, local que homenageia três santos católicos: Roque Gonzales, Afonso Rodrigues e João de Castilho. Os três foram martirizados em 1628. Francisco também visitaria o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo.
Rádio Missioneira