O vereador Tito Bilinski (PP) participou nesta quinta-feira do programa Jornal da Manhã e destacou sua preocupação com o atendimento de moradores de rua em São Luiz Gonzaga, em especial os que circulam pela Praça da Matriz. Segundo ele, projetos e ações em conjunto entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário são o caminho para dar atendimento social e de reintegração para essas pessoas.
Segundo Bilinski, essa preocupação é reforçada por inúmeros relatos que recebe diariamente ao conversar com moradores. “Temos na praça inclusive pessoas de outras cidades, muitas vezes dependentes de álcool, que chegam em São Luiz e acabam ficando por ali. Atender de forma digna esse pessoal é compromisso nosso como vereador, bem como das secretarias de Saúde e Ação Social.”
Ele apontou também que, para que o Município tenha políticas efetivas de atendimento a essa questão, será necessário o envolvimento de todos. “Além da prefeitura e Câmara, temos de contar com apoio do Judiciário. Não se pode obrigar o cidadão a sair da praça, mas podemos acompanhar e ver o que podemos fazer para tirá-los da condição de exclusão, auxiliando na recolocação deles na sociedade e mercado de trabalho.”
O vereador salientou a necessidade de um levantamento sobre quem são essas pessoas, de onde vem, se tem família em São Luiz e se aceitam participar de trabalho de reabilitação. “Temos de ver o que já foi feito neste sentido e buscar as ONGs e grupos organizados da sociedade que possam auxiliar e atender as pessoas. É problema social e de saúde pública”, definiu Tito Bilinski.