O programa Jornal da Manhã desta quinta-feira teve a participação do vereador Reni Rodrigues Lopes (PMDB). Ele falou sobre a entrega do seu cargo de presidente da Casa Legislativa ao vereador José Antônio Caetano Braga, ressaltando que deixou o cargo com a consciência de ter feito um bom trabalho, sempre com apoio a entidades locais e investimento na estrutura da Câmara.
Mesmo como vereador de primeiro mandato, ele disse que aceitou o desafio e agora retoma suas funções exclusivamente como vereador, recebendo as reivindicações da comunidade. Sobre isso, ele disse ter conversado recentemente com o prefeito Junaro a respeito da possibilidade de colocar em prática cobrança de IPTU da RGE pela ocupação do solo urbano de São Luiz Gonzaga, considerando que todo cidadão contribui com esse tributo e a RGE também poderia pagar pela ocupação do solo da comunidade.
Sobre a atual situação do Estado, com obras paradas devido a congelamento de pagamentos e nomeações por parte do governo de seu correligionário, José Ivo Sartori, Reni se declarou chateado com esse cenário, inclusive pelo fato de a nomeação da coordenadoria da 32ª CRE ter sido encaminhada para o PDT ao invés de para o PMDB, como estava sendo cogitado.
Sobre a viagem do vice-prefeito Mario Trindade, presidente da Câmara José Antonio Caetano Braga e prefeito de São Nicolau Benone Dias a Porto Alegre, para obter uma posição sobre a manutenção das obras nas rodovias da nossa região, Reni informou que, ao que parece, a incursão dos missioneiros à capital gaúcha não rendeu o resultado esperado, pois os mesmos não tiveram muito acesso ao chefe da Casa Civil, Marcio Biolchi, que, inclusive, está se licenciando do cargo por alguns dias.