Verão: Medidas básicas podem evitar acidentes ou afogamentos - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
7 de janeiro de 2020
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Verão: Medidas básicas podem evitar acidentes ou afogamentos

1º tenente Vandré Reolon, comandante dos Bombeiros de São Luiz Gonzaga (Foto: Genaro Caetano/Rádio Missioneira)
7 de janeiro de 2020 l 18:01
Materia atualizada: 08/01/2020 l 09:06




Compartilhe!

Durante este período de verão, é muito grande a procura por locais para se refrescar, seja em rios, açudes ou piscinas. No entanto, é importante que sejam tomadas medidas básicas de segurança para evitar acidentes ou afogamentos nestes locais. O 1º tenente Vandré Reolon, comandante dos bombeiros de São Luiz Gonzaga, esteve participando do Programa Cidade Alerta, desta terça-feira (07), onde repassou orientações sobre como prevenir afogamentos e aproveitar com segurança estes momentos de lazer.

Vandré salientou que muitas vezes, o que passa despercebido em meio a toda essa diversão, é a falta de atenção com os possíveis afogamentos que podem vir a ocorrer. Embora as crianças sejam as vítimas mais comuns, os adultos não estão fora de risco. Portanto, é importante redobrar a atenção, valendo a pena seguir algumas dicas de prevenção contra afogamentos para não transformar suas férias em desastres.

Simples medidas podem prevenir:

– Mantenha crianças sempre sob sua vista;

-Se você perceber alguém com dificuldades na água, mantenha a calma;

– Se pretender entrar no mar, rio ou lagoas, cuidado com os excessos de comida e bebida, principalmente de bebidas alcoólicas. Jamais caia na água com o estômago cheio;

– Se houver necessidade de socorrer alguém, procure um material flutuante para jogar até a pessoa, pedindo por ajuda;

– Nunca nade sozinho;

– Evite mergulhar em local onde você desconheça a profundidade;

– Prefira sempre nadar em águas rasas;

– Não superestime sua capacidade de nadar, tenha cuidado;

– Evite mergulhar em locais com pedras e galhos, onde muitas vezes acontecem acidentes, como cortes e até mesmo um traumatismo.

O comandante dos bombeiros salientou também, a importância dos cuidados nas piscinas, principalmente na atenção com as crianças pequenas, onde orientou que seja feito uma separação com grades ou tela em torno, assim como, evitar deixar brinquedos próximos ou dentro da piscina, isto atrai as crianças, que muitas vezes se aproximam da borda da piscina, sem serem notadas pelos responsáveis.

Rádio Missioneira

 


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados