A campanha de vacinação contra a febre aftosa que encerrou no dia 31 de maio, conseguiu chegar na meta que era de 90%. A informação é veterinária Francielli Menna Barreto, da 17ª Supervisão Regional de Agricultura,que participou do Programa Cidade Alerta desta sexta-feira(07). No entanto, apesar da campanha, lamentou que mesmo assim, alguns produtores não fizeram as vacinas em seus animais, o que o sistema informatizado das inspetorias veterinárias já apontou nos relatórios. Esses produtores, conforme previsto em lei, serão multados e os que atrasaram a comunicação da vacinação, ficam ainda impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias. Orientou que esses produtores devem procurar a Inspetoria Veterinária mais próxima para providenciar a atualização dos seus dados. O pecuarista neste período de vacinação deveria ter comparecido na inspetoria da sua cidade, junto com a nota fiscal de compra das vacinas.
Para o mês de julho, está previsto para o Rio Grande do Sul, uma visita de inspeção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que terá o objetivo de buscar a retirada total da vacinação no país prevista até 2021, mas, que poderá acontecer antes no Rio Grande do Sul a exemplo de outros estados como o de Santa Catarina que já é considerado zona livre da aftosa.
Francielli também destacou o trabalho que está sendo feito por equipes das inspetorias veterinárias de toda a região, participando junto com o Exército Brasileiro da Operação Fronteira Sul em nossa região, com militares de São Borja, Santiago e São Luiz Gonzaga, no combate aos delitos transfronteiriços, onde também são feitas fiscalizações em veículos que transportam animais, grãos ou qualquer produto de origem vegetal ou animal.
Qualquer dúvida ou informações podem ser obtidas junto a Inspetoria Veterinária mais próxima.
Rádio Missioneira