A Secretaria Estadual de Saúde definiu, com os municípios, a liberação da vacinação contra a gripe (influenza) para toda a população acima dos seis meses de idade. Desde a última sexta-feira (16), a vacina já está disponível para todas as pessoas com mais de seis meses de idade em todas unidades de saúde de São Luiz Gonzaga
A ampliação pretende garantir proteção contra a influenza para um público maior e diminuir o risco de complicações causadas pela infecção dos vírus Influenza A H1N1 e H3N2 e Influenza B.
A enfermeira Águeda Balbé destaca que é muito importante que os grupos prioritários recebam a vacina. “Apesar de a vacina estar liberada para toda população, é importante ressaltar que crianças menores de seis anos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes e puérperas têm maior risco de ter complicações da influenza, por isso devem se vacinar e assim se proteger contra as formas graves da doença”, alerta.
A cobertura vacinal dos três grupos desde o início da vacinação, em abril, é de 44,44% em pessoas com mais de 60 anos, 21,65% em crianças e 29,69% em gestantes. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% deste público.
Fonte: Rádio Missioneira | Com informações da Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura de São Luiz Gonzaga