UERGS inicia o Projeto “Luz do Despertar: Revitalizando a Biblioteca da ACOTEMI”

Compartilhe!

Na última quarta-feira, 19 de maio, ocorreu a abertura oficial do Projeto “Luz do Despertar: Revitalizando a Biblioteca da Associação Comunidade Terapêutica Missioneira – ACOTEMI”, o qual realizou-se de forma virtual, com as presenças da Diretora Regional do Campus IV Arisa Araujo da Luz, Coordenadora do Curso de Pedagogia Rita Cristine Basso Soares Severo, Coordenadora do Projeto Percila Silveira de Almeida, Bolsista voluntária do projeto acadêmica Ana Paula Pinheiro de Medeiros, o Presidente da ACOTEMI Tiago Couto Figueiredo, o Vice Presidente da ACI Marcos Batista da Rosa, a Chefe de Unidade Cristiane Barcellos Bocacio e acadêmicos do Curso de Pedagogia.

Após as falas iniciais que falaram da importância da realização desta atividade de integração da Universidade com a comunidade, a Coordenadora do Projeto realizou explanação geral explicando que o projeto luz do despertar nasceu da vontade de colaborar com a demanda da revitalização da biblioteca da Associação Comunidade Terapêutica Missioneira (Acotemi) que desde 2002 atua na recuperação e reinserção de jovens e adultos que estão adictos ou alcoólicos. Percila frisa que “ancorada em Paulo Freire compreende que as mudanças sociais esperadas perpassam pela forma a qual nos tornamos professor é um processo o qual nos construímos na universidade, nos espaços escolares, e nos espaços não escolares também, ao compreender que a processo educacional se dá onde tivermos pessoas interessadas em experienciar e ressignificar suas vidas”.

Este projeto consiste em promover ações de engajamento entre a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e a comunidade desenvolvendo ações para arrecadação de livros para que sejam doados pela comunidade e posteriormente pós pandêmica possa ser criado grupo de leitura e debates.

Com apoio da ACI serão deixadas caixas de coleta no comercio local para todos aqueles que queiram colaborar realizem suas doações ao longo dos próximos meses. O vice-presidente Marcos Batista Rosa parabenizou a ação do Curso de Pedagogia falando da importância de projetos como este, baseados no voluntariado.

Finalizando, a bolsista voluntária Ana Paula ressalta que “por meio da associação nos sensibilizamos com a importância dessa biblioteca revitalizada para ajuda de seus residentes, como entretenimento ou mesmo busca de conhecimento.”

Fonte: UERGS – São Luiz Gonzaga