Trilha dos Santos Mártires das Missões volta a ocorrer neste ano

Compartilhe!

Peregrinação ocorre em novembro com número reduzido de participantes e com quem já tenha tomado as duas doses da vacina contra a covid-19

A edição de 2021 da Trilha dos Santos Mártires das Missões será realizada entre os dias 14 e 21 de novembro. A informação foi confirmada pela presidente da associação organizadora Ana Paula Alvarenga, em entrevista à Rádio Missioneira nesta quinta-feira (12). A caminhada ocorre tradicionalmente na terceira semana do mês de novembro, culminando na Romaria do Caaró.

Neste ano, a organização busca realizar a trilha com um número reduzido de participantes. Uma das exigências é que os peregrinos tenham tomado, também, as duas doses da vacina contra a covid-19. Nos últimos dias, Ana Paula Alavarenga, acompanhada do irmão jesuíta Celso Schneider,  esteve visitando as prefeituras da região por onde o percurso passa.

Evento visita pontos históricos e turísticos da região | Foto: divulgação

 

Na Trilha dos Santos Mártires são percorridos 170 quilômetros na região das Missões, iniciando-se no Passo do Padre, na barranca do Rio Uruguai, onde a trajetória jesuítica iniciou em solo gaúcho, concluindo no Santuário do Caaró.

No percurso é visitado o Sítio Arqueológico da redução de São Nicolau. Visita-se, também, a Cruz no local do martírio do padre João de Castilhos, o Santuário de Assunção do Ijuí, o Cerro do Inhacurutum (ponto mais alto da região das Missões).

Em seguida, visita-se São Pedro do Butiá e o Centro Germânico Missioneiro, com sua estátua de São Pedro de 30 metros de altura. Ao atravessar o Rio Ijuí, a trilha chega ao município do Rolador, onde existiu a  redução jesuítica de Nossa Senhora da Candelária do Caaçampamini. De Rolador, a trilha continua até o Santuário do Caaró, local onde ocorreu o martírio dos padres jesuítas Roque Gonzales e Afonso Rodrigues.

Rádio Missioneira