logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Trabalho inédito revela como era Santo Ângelo há 300 anos

Compartilhe!

Um trabalho inédito realizou a reconstituição arquitetônica, através de uma maquete digital, da redução jesuítico-guarani de Santo Ângelo Custódio de 1707.

A obra demonstra, através de animação 3D, a sobreposição estrutural da cidade dos dias atuais com a arquitetura e estrutura da época. No site, a Zanzara Studio 3D, também disponibiliza imagens de como seria o povoado há 300 anos.

Um tour em 360º, com realidade virtual, também pode ser conferido. O trabalho completo está disponível no YouTube e no link www.tour360.zanzara3d.com.br/reducao-jesuitica. 

Em 1707, os jesuítas fundaram a redução de San Angel Custódio, a última dos 30 Povos Missioneiros. Pesquisas arqueológicas realizadas desde os anos 1990 revelaram as estruturas da redução, visíveis nas janelas arqueológicas da Praça Pinheiro Machado.

A igreja, construída em pedra Grês e voltada para o Sul, era toda pintada de branco. Tinha capacidade para 800 pessoas. Possuía um altar-mor, quatro altares laterais e uma imponente torre do campanário.

Cerca de 7 mil indígenas viviam na redução. Com o Tratado de Madrid em 1750, a paz foi ameaçada, levando à Guerra Guaranítica. Após a guerra, a redução foi destruída e seus habitantes dispersos ou presos.

A Ficha Técnica do projeto é composta por Elisangela Guidolim (Produtora/Roteiro); Jorge Luis Lange (Especialista em animação 3D); Raquel Machado Rech (Consultoria Arqueológica); Lucas Werner Schreiner (Arquiteto/modelador 3D); Amilcar Guidolim Vitor (Consultoria Histórica); Wladmir Ribeiro de Souza (TI); Pedro Miguel Stroschoen (Web designer); Manoel Eduardo Fagundes de Lima (Locução) e Suanne Gonçalves (Libras).

Rádio Missioneira 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.