Seminário Ambiental da Eletrosul reuniu 450 participantes

Compartilhe!

 

Como parte da programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Eletrosul promoveu, nos dias 4 e 5 de junho, o 2º Seminário Ambiental dos Municípios Abrangidos pela Usina Hidrelétrica Passo São João – empreendimento da estatal no Noroeste do estado gaúcho. Neste ano, o evento ocorreu no município de Dezesseis de Novembro e reuniu cerca 450 participantes, entre elas estudantes, professores, produtores rurais e pessoas ligadas à agricultura e meio ambiente. Paralelamente ao seminário, aconteceu a 2ª Mostra Regional de Ações Ambientais que promoveu a divulgação de programas socioambientais desenvolvidos pela Eletrosul e a demonstração de produtos artesanais confeccionados por escolas e entidades do município.

 

A abertura do evento contou com a presença de prefeitos de vários municípios da região, entre outras autoridades e representantes de entidades parceiras. O seminário abordou temas como recursos hídricos; resíduos e a promoção da qualidade de vida; monitoramento e conservação da água do reservatório da usina; piscicultura como alternativa de produção familiar; agroecologia e meio ambiente; saúde alternativa com uso de plantas medicinais; e a experiência da Eletrosul em sistemas de tratamento de esgoto doméstico.

 

“Estamos felizes por sediar esse evento e por reunir participantes na discussão sobre o que podemos fazer para utilizar adequadamente os recursos que a natureza nos oferece, sem prejudicar o meio ambiente. Agradecemos a Eletrosul por promover esse importante seminário na nossa região”, destacou o prefeito de Dezesseis de Novembro, Ademir Gonzatto.

 

Alimentação Orgânica

Participantes do seminário contaram ainda com uma alimentação a base de colheita orgânica proveniente de famílias integrantes da Cooperativa de Produtores Agroindustriais e Artesões de Dezesseis de Novembro (Coopaden). “A Eletrosul nos auxiliou financeiramente para a compra de uma cozinha comunitária que está em pleno funcionamento e muitos dos alimentos servidos foram preparados nesse local”, relatou a dona de casa Regina Ledur, moradora da região da UHE Passo São João.

 

Ao final do evento, o gerente da Eletrosul na Divisão Regional Oeste, Vandro Mantins, destacou a participação da comissão organizadora, agradeceu a hospitalidade do município e informou que a cidade de São Pedro do Butiá é a candidata para realizar o seminário no próximo ano.

 

A Hidrelétrica Passo São João, que motivou o evento, é o primeiro empreendimento hidrelétrico da Eletrosul no Estado, desde seu retorno à geração. Tem capacidade de 77 megawatts, o que atende ao consumo de uma população aproximada de 580 mil habitantes. A produção da hidrelétrica é um reforço no suprimento energético e reduz a necessidade de intercâmbio de energia do Sudeste para o Rio Grande do Sul.