logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Seminário Ambiental da Eletrosul reuniu 450 participantes

Compartilhe!

 

Como parte da programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Eletrosul promoveu, nos dias 4 e 5 de junho, o 2º Seminário Ambiental dos Municípios Abrangidos pela Usina Hidrelétrica Passo São João – empreendimento da estatal no Noroeste do estado gaúcho. Neste ano, o evento ocorreu no município de Dezesseis de Novembro e reuniu cerca 450 participantes, entre elas estudantes, professores, produtores rurais e pessoas ligadas à agricultura e meio ambiente. Paralelamente ao seminário, aconteceu a 2ª Mostra Regional de Ações Ambientais que promoveu a divulgação de programas socioambientais desenvolvidos pela Eletrosul e a demonstração de produtos artesanais confeccionados por escolas e entidades do município.

 

A abertura do evento contou com a presença de prefeitos de vários municípios da região, entre outras autoridades e representantes de entidades parceiras. O seminário abordou temas como recursos hídricos; resíduos e a promoção da qualidade de vida; monitoramento e conservação da água do reservatório da usina; piscicultura como alternativa de produção familiar; agroecologia e meio ambiente; saúde alternativa com uso de plantas medicinais; e a experiência da Eletrosul em sistemas de tratamento de esgoto doméstico.

 

“Estamos felizes por sediar esse evento e por reunir participantes na discussão sobre o que podemos fazer para utilizar adequadamente os recursos que a natureza nos oferece, sem prejudicar o meio ambiente. Agradecemos a Eletrosul por promover esse importante seminário na nossa região”, destacou o prefeito de Dezesseis de Novembro, Ademir Gonzatto.

 

Alimentação Orgânica

Participantes do seminário contaram ainda com uma alimentação a base de colheita orgânica proveniente de famílias integrantes da Cooperativa de Produtores Agroindustriais e Artesões de Dezesseis de Novembro (Coopaden). “A Eletrosul nos auxiliou financeiramente para a compra de uma cozinha comunitária que está em pleno funcionamento e muitos dos alimentos servidos foram preparados nesse local”, relatou a dona de casa Regina Ledur, moradora da região da UHE Passo São João.

 

Ao final do evento, o gerente da Eletrosul na Divisão Regional Oeste, Vandro Mantins, destacou a participação da comissão organizadora, agradeceu a hospitalidade do município e informou que a cidade de São Pedro do Butiá é a candidata para realizar o seminário no próximo ano.

 

A Hidrelétrica Passo São João, que motivou o evento, é o primeiro empreendimento hidrelétrico da Eletrosul no Estado, desde seu retorno à geração. Tem capacidade de 77 megawatts, o que atende ao consumo de uma população aproximada de 580 mil habitantes. A produção da hidrelétrica é um reforço no suprimento energético e reduz a necessidade de intercâmbio de energia do Sudeste para o Rio Grande do Sul.

 

 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.