Semana da Pátria é aberta oficialmente em municípios da região

Compartilhe!

Homenagens aos profissionais da saúde marcaram o momento na maioria das cidades

Teve início na manhã desta quarta-feira, dia 1º de setembro, a abertura da Semana da Pátria em homenagem à Independência do Brasil em praticamente todos os municípios da região. Confira como foi a cerimônia em algumas cidades.

Santo Antônio das Missões

Foto: Assessoria de Comunicação

 

A cerimônia foi aberta oficialmente com a chegada do ‘fogo simbólico’ conduzido pelo educador físico Robson Holz e os alunos da Escolinha do Professor Robinho, através do projeto “bom de bola, bom de escola”, até a Plataforma Cívica da Praça Antônio Vicente do Nascimento (Praça da Matriz).

A solenidade contou com a presença do prefeito Felisberto Ferreira, secretários e assessores municipais, vereadores, assim como demais autoridades civis e militares, representantes de entidades, diretores, professores, alunos e população em geral. O fogo foi aceso no dia 17 de agosto, na cidade de São Borja e guardado no 3º Pelotão da Brigada Militar até essa quarta-feira.

Rolador

Foto: Assessoria de Comunicação

 

Pela manhã, as escolas da rede municipal e estadual de ensino fizeram suas apresentações. Foram executados os hinos Nacional e Municipal, além de hasteadas as bandeiras pelas soberanas do município Bianca, Nataly e Estela.

As apresentações tiveram um destaque para o tema municipal desse ano: Pandemia: Lições e Heróis. A luta e superação de todos, em especial os profissionais da saúde e educação.

Participaram da cerimônia a vice-prefeita Loiara Ramos representando o prefeito municipal, presidente da Câmara de Vereadores José Adriani, secretária de Educação Geni, secretário de Obras Iso, secretária de Saúde Maria, vereadores Elizandro, Jaqueline, Agenor, Rosere, representante da Brigada Militar sargento Flores, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Wanius e o gerente da agência do Sicredi Marlon.

Roque Gonzales

Foto: Assessoria de Comunicação

 

Este ano, em parceria com as Escolas Municipais, as programações da manhã do dia de hoje ficaram a cargo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Martin Luther do Distrito de Dona Otília. Alunos do 8º ano cantaram a música “Meu País” de Zezé di Camargo e Luciano e um jogral sobre a Pátria, enquanto os do 9º ano, a música “Deus é Assim” de Osvaldir e Carlos Magrão.

As programações seguem no decorrer da semana. Nos dias 2 e 3, em frente ao Palanque Oficial e no próximo dia 6, ocorre o 1º Café Patriota com diversas atividades.

Pirapó

Foto: Prefeitura Municipal

No município de Pirapó, a abertura da Semana da Pátria ficou a cargo da Secretaria Municipal da Educação. O evento ocorreu a partir das 8h30 na Praça Municipal.

Participaram autoridades municipais, secretários e representantes das escolas Travessão Nacional, Reino Encantado e Henrique Sommer. Homenagens aos profissionais da saúde e da educação foram prestadas.

Bossoroca

Foto: Assessoria de Comunicação

A solenidade de abertura ocorreu na Praça da Matriz Porfírio Pereira, às 8h, com acendimento do fogo simbólico e hasteamento das bandeiras do Brasil, Rio Grande do Sul e Bossoroca. Em seguida as Soberanas do Município realizaram uma homenagem aos Trabalhadores da saúde que foram os homenageados esse ano devido serem fundamentais no combate à covid-19.

Após, o secretário de Saúde, Jobe Silveira, fez um relato e destacou a importante profissão de cada Trabalhador da Saúde, em seus setores, bem como avanço na vacinação que está em quase 100% do público alvo de 18 anos acima com pelo menos a primeira dose do imunizante. O prefeito Juca Dutra, mencionou o trabalho de cada profissional e salientou a diminuição dos casos devido a vacinação.

Rádio Missioneira