São Miguel das Missões sediou reunião da Associação dos Municípios das Missões - Rádio MissioneiraRádio Missioneira
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
23 de novembro de 2018
55.99986.2313 (55) 3352-4141

São Miguel das Missões sediou reunião da Associação dos Municípios das Missões

(Foto: Nivaldo Maciel)
23 de novembro de 2018 l 17:04
Materia atualizada: 23/11/2018 l 19:21

Encontro foi o penúltimo do ano, ajustes e fechamento de contas no exercício de 2018 foi o tema mais citado pelos prefeitos em entrevistas





Compartilhe!

A Associação dos Municípios das Missões (AMM) realizou reunião mensal nesta sexta-feira (23), o evento ocorreu no Centro de Tradições Nativistas Sinos de São Miguel em São Miguel das Missões.

Com pautas importantes para os 26 municípios associados a reunião foi coordenada pelo prefeito de Rolador e presidente da AMM Paulo Peixoto.  Em entrevista ao Jornal da Manhã, momentos antes do encontro, ele já havia demonstrado preocupação com o fechamento das contas da administração do seu município. Segundo Peixoto, serão adotadas medidas administrativas impactantes, como extinção de cargos de confiança entre outros cortes e adequações.

Outra apreensão do presidente é com o corte verbas do orçamento anunciado ontem pelo governo federal e o risco de ser reduzida a alíquota do ICMS a partir de janeiro de 2019. Ele considera que as medidas inpactam diretamente as prefeituras. Peixoto entende que ninguém gosta de aumento de impostos mas é necessário para manter as prefeituras e os serviços essenciais.

Na quinta-feira foi realizada reunião da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e Paulo Peixoto esteve presente e registra que o momento foi de encontro com o governador eleito Eduardo Leite. Os prefeitos presidentes de associações transmitiram suas preocupações e demandas das regiões e ouviram também as preocupações do novo governador. Considera uma situação difícil, mas mesmo assim o prefeito de Rolador encaminhou pedidos, especialmente para a conclusão das obras da RS 165.

A Famurs manifestou apoio a manutenção da alíquota do ICMS no estado, Paulo registrou que foi realizada uma pesquisa e 82% dos prefeitos voaram favoráveis, baseada nesta consulta é que a federação de posicionou.

Outro prefeito que se manifestou em entrevista à Rádio Missioneira foi José Moacir Fabrício Dutra, de Bossoroca. Após o termino da reunião ele também demonstrou preocupação em relação a situação dos municípios e a dificuldade de fechar as contas.

Juca Dutra , como é conhecido avaliou como muito proveitosa a reunião,  considerou que foram evidenciados temas importantes e demandas comuns dos municípios associados. O chefe do Executivo bossoroquense citou o aumento para o funcionalismo, que mesmo sendo um tema controverso, é algo a ser estudado,  considera que complica ainda mais a situação dos municípios e que é necessário uma diminuição de gastos em outros setores e serviços e procedimentos administrativos para fechar as contas mas de forma transparente buscando o entendimento da população.

Aspecto da reunião (Foto: Nivaldo Maciel)

Hilário Casarin de São Miguel, prefeito anfitrião manifestou grande alegria em receber prefeitos, primeiras damas, secretários e vereadores, considerou uma das reuniões mais produtivas que participou nos seis anos que está à frente do Executivo porque não foram debatidos somente as dificuldades e problemas, mas também passos futuros.

O próximo encontro será em Rolador na fazenda Boa Vista de propriedade de Paulo Peixoto, será um evento festivo de encerramento de ano.

 

Por Rogerio Morais

Fonte: Rádio Missioneira


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados