São Luiz Gonzaga: vacinação contra o HPV está sendo realizada nas escolas

Compartilhe!

A chefe do centro de saúde de São Luiz Gonzaga, Maria Inês Miranda concedeu entrevista a Rádio Missioneira no programa Cidade Alerta. Ela falou sobre a vacina contra o HPV que já está sendo distribuída no município.

O ministério da saúde iniciou a campanha de vacinação em todo o país. As meninas de 11 a 13 anos devem se vacinar contra o HPV, que é a principal causa do câncer do colo útero. No ano passado, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), 4.800 brasileiras morreram desse tipo de câncer no país, a maioria de classes menos favorecidas. Em São Luiz Gonzaga, o centro de saúde municipal está trabalhando juntamente com as escolas no trabalho da vacinação. Meninas de nove escolas são-luizenses já foram vacinadas.

O sistema vacinal será feita em três doses: a primeira neste mês, após seis meses fará a segunda dose e após cinco anos a terceira dose. O agendamento da segunda dose não será feito nas escolas. Maria Inês falou da importância do acompanhamento dos pais junto a vacinação: “É importante que os pais acompanhem as meninas, por que em setembro tem a segunda dose”, disse.

O papel da escola é de ajudar no início da vacinação, a segunda dose será feita no posto de vacinação. Para meninas fora da faixa etária, segundo Maria Inês as vacinas estão disponíveis em clínicas particulares por R$400,00. Lembrando que a vacina oferecida pela clínica particular é a duplavalente, não a quadrivalente.
A vacina é oferecida gratuitamente e a campanha vai até o dia dez de abril.