logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

São Luiz Gonzaga completa 337 anos de fundação e 144 anos de emancipação

Compartilhe!

Nesta segunda-feira (3), São Luiz Gonzaga completa 337 anos de fundação e 144 anos de emancipação político-administrativa. A história deste importante município do Rio Grande do Sul inicia em um dia como hoje de 1687. O padre jesuíta Miguel Fernandez peregrina com cerca de três mil índios guaranis cristianizados, desde a redução jesuítica de Concepción (atualmente na Argentina) e, no alto de uma coxilha, entre os arroios Pirajú e Ximbocú, funda a Missão de San Luis.

Durante longos anos, o povoado prosperou, mas também viveu dias de decadência. Em 1880, São Luiz Gonzaga já contava com algumas edificações importantes. No dia 3 de junho de 1880, pela Lei nº 1.238, foi elevado à categoria de vila, obtendo a autonomia do município de Santo Ângelo.

Desde a década de 1950, diversos distritos desmembraram-se de São Luiz Gonzaga. É o caso dos atuais municípios de Cerro Largo, Guarani das Missões, Porto Xavier, Roque Gonzales, Caibaté, Bossoroca, São Nicolau, Pirapó, Dezesseis de Novembro e Rolador.

Atualmente, São Luiz Gonzaga conta com uma população aproximada de 34 mil habitantes e permanece sendo um dos municípios com maior área territorial das Missões, com cerca de 1.300 Km². A vasta produtividade agrícola o torna um dos maiores produtores de trigo, milho e soja do Rio Grande do Sul.

Rádio Missioneira 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.