Santo Antônio das Missões: Prefeitura lança campanha de conscientização do meio ambiente

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e demais Secretarias está promovendo a campanha “Cidade Limpa, Cidade Linda. Fique Esperto Lixo no Lugar Certo”. A ideia vem sendo abordada e divulgada nas escolas municipais e estaduais pela coordenadora do Departamento de Meio Ambiente Greici Gabatz.

Os encontros sobre a campanha “Cidade Limpa, Cidade Linda” é direcionada para alunos e professores da municipalidade, e tem como objetivo apresentar planos de ações nos seguintes pontos: recolhimento do lixo na cidade e interior; problemas enfrentados neste período; projetos ambientais encaminhados e realizados em 2013 junto às escolas municipais; arborização urbana; caminhadas ecológicas, bem como assuntos sobre a reciclagem do lixo orgânico através de composteira e o tempo de decomposição dos resíduos sólidos no meio ambiente.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente busca conscientizar toda população para uma melhor organização do recolhimento de resíduos sólidos, separando lixo seco do úmido, o qual pode ser enterrado no quintal ou aproveitado em forma de compostagem.
Conforme o Setor da Agricultura, o lixo doméstico não deve ser misturado com sobras eletrônicas ou pilhas e baterias, pois estes fazem parte dos resíduos perigosos.

O município de Santo Antônio das Missões já dispõe de Ponto de Coleta de Lixo Eletrônico, localizado na Garagem Municipal. Portanto, lâmpadas fluorescentes, carregadores, rádio, televisores, computadores, telefones, CPU, impressora, teclados, mouse e telefones celulares sem baterias, devem ser encaminhadas a este local. Já as pilhas e baterias poderão ser entregues na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

Separe o lixo seco do lixo úmido. Mande para a coleta somente o lixo seco. “Cidade Limpa, Cidade Linda. Fique Esperto Lixo no Lugar Certo”.

Tipos de lixo:
Lixo seco: (papéis, metais e embalagens);
Lixo úmido: (resíduos de origem animal e vegetal, cascas de frutas, verduras e restos de alimentos).