Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Santa Bárbara será oficializada como protetora de Garruchos

Compartilhe!

No interior do município, escultura de 300 anos da época das Missões Jesuíticas ajuda a recontar a história

No dia 4 de dezembro, Santa Bárbara será oficializada pela Diocese de Santo Ângelo como protetora do município de Garruchos. Um documento expedido pelo bispo Dom Liro Vendelino Meurer oficializará a informação.

Uma missa especial será realizada na Fazenda dos Pereiras, na localidade de São José Velho, para celebrar a data. No local, uma escultura da santa, com mais de 300 anos, produzida nas reduções jesuítico-guarani, está preservada.

A programação inicia às 17h, com saída em frente a Igreja Católica da cidade, com a imagem da Padroeira Imaculada Conceição. Carros e motos poderão acompanhar a procissão.

Às 17h30, haverá concentração no Posto Toca do Sapo, em São José Velho. A partir deste momento, uma peregrinação será realizada até a Fazenda dos Pereiras, podendo ser acompanhada tanto a pé, como em bicicletas, motos e veículos.

A celebração junto à histórica escultura de Santa Bárbara ocorrerá às 18h. Após a missa, a santa padroeira do município, Imaculada Conceição, seguirá em visita pelas comunidades.

HISTÓRIA

Santa Bárbara de Garruchos foi a primeira denominação do atual município em 1891. A imagem da santa, que é símbolo dos garruchenses, já foi registrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como sendo um remanescente do período missioneiro.

A obra possui cerca de 300 anos e pode ter sido exposta em uma antiga capela construída por padres jesuítas e índios guaranis no atual município de Garruchos.

Foto: reprodução/Prefeitura de Garruchos

 Rádio Missioneira