No interior do município, escultura de 300 anos da época das Missões Jesuíticas ajuda a recontar a história
No dia 4 de dezembro, Santa Bárbara será oficializada pela Diocese de Santo Ângelo como protetora do município de Garruchos. Um documento expedido pelo bispo Dom Liro Vendelino Meurer oficializará a informação.
Uma missa especial será realizada na Fazenda dos Pereiras, na localidade de São José Velho, para celebrar a data. No local, uma escultura da santa, com mais de 300 anos, produzida nas reduções jesuítico-guarani, está preservada.
A programação inicia às 17h, com saída em frente a Igreja Católica da cidade, com a imagem da Padroeira Imaculada Conceição. Carros e motos poderão acompanhar a procissão.
Às 17h30, haverá concentração no Posto Toca do Sapo, em São José Velho. A partir deste momento, uma peregrinação será realizada até a Fazenda dos Pereiras, podendo ser acompanhada tanto a pé, como em bicicletas, motos e veículos.
A celebração junto à histórica escultura de Santa Bárbara ocorrerá às 18h. Após a missa, a santa padroeira do município, Imaculada Conceição, seguirá em visita pelas comunidades.
HISTÓRIA
Santa Bárbara de Garruchos foi a primeira denominação do atual município em 1891. A imagem da santa, que é símbolo dos garruchenses, já foi registrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como sendo um remanescente do período missioneiro.
A obra possui cerca de 300 anos e pode ter sido exposta em uma antiga capela construída por padres jesuítas e índios guaranis no atual município de Garruchos.
Rádio Missioneira