O município de Rolador caminha para aderir ao sistema de consenso nas eleições de 2024. É o que afirmou o prefeito João Alberto (MDB), durante entrevista para o programa Jornal da Manhã nesta quarta-feira (6).
Conforme o chefe do Executivo, a possibilidade já foi levantada há quatros anos. O sistema de consenso define uma chapa única para assumir a prefeitura, sem a tradicional disputa. Os partidos também definem os candidatos a vereadores.
Nas Missões, um caso de sucesso é Mato Queimado, que desde 1999 realiza eleições municipais através de consenso. O menor município misisoneiro é considerado um modelo na região, com infraestruturas de qualidade e amplos investimentos.
Segundo João Alberto, o caso de Mato Queimado é um dos motivos que faz com que o seu município pense em adotar o sistema. Além disso, a atual administração tem um bom relacionamento com o Legislativo.”Não há mais debates entre prefeito e vereadores. Construímos canais de diálogo”, considera.
Conforme o prefeito, as conversas informais com outros partidos têm dado bons resultados, assim como as tratativas com os vereadores. Quanto à população, o prefeito também avalia que a medida é amplamente favorável. “Vale a pena a gente experimentar”, destacou João Alberto.
Rádio Missioneira