O Rio Uruguai atingiu, nesta sexta-feira (24), o maior nível registrado neste ano em São Borja. Às 10h45, o rio marcava 9,43 metros, permanecendo 43 centímetros acima da cota de inundação, que é de 9 metros. O nível segue em elevação, com taxa de subida de 7,8 centímetros por hora.
Com a cheia, áreas do Cais do Porto, no Bairro do Passo, já estão alagadas. Além disso, algumas estradas do interior localizadas às margens do Rio Uruguai ficaram obstruídas, dificultando o deslocamento de moradores e o acesso às comunidades da região.
A tendência é que o nível continue aumentando nas próximas horas. Em Garruchos, município localizado a montante de São Borja, o Rio Uruguai registrava 11,94 metros às 10h30 desta sexta-feira. Embora ainda esteja abaixo da cota de inundação local, fixada em 15 metros, o rio apresentava uma rápida elevação de 14,8 centímetros por hora.
Foto: arquivo/Alvino Gomes Felício
Fonte: Rádio Missioneira