RGE investe mais de R$ 680 mil em melhorias na rede elétrica de sete municípios

Compartilhe!

 Obras qualificam o fornecimento de energia e beneficiam clientes das regiões de São Luiz Gonzaga, São Vicente do Sul, Entre-Ijuís, Alegrete, Uruguaiana, Itaqui e Cacequi

São Leopoldo, 23 de julho de 2021 – A RGE finalizou importantes obras de modernização na rede elétrica de sete municípios da sua área de concessão, aumentando a robustez e a confiabilidade do sistema de distribuição de energia. A empresa executou nove obras nos municípios de São Luiz Gonzaga, São Vicente do Sul, Entre-Ijuís, Alegrete, Uruguaiana, Itaqui e Cacequi, que representaram investimento de R$ 687,8 mil.

Segundo o gerente de Obras e Manutenção da RGE, Romeu Valdir Birck Koehler, estas obras são importantes investimentos para as regiões beneficiadas. “Nossos investimentos são focados na qualidade do fornecimento, adequando à necessidade de aumento de carga e para tornar a rede mais moderna e mais robusta. Isso tudo resulta na satisfação do cliente, que é o objetivo da RGE.”

Confira a seguir onde e o que foi feito na rede:

Em Uruguaiana foram executadas três obras: troca de fios e construção de 1,8 km de rede, instalação de mais um religador telecomandado e troca de postes de madeira por unidades de concreto. A troca de fios, tecnicamente chamada de recondutoramento, significa retirar da rede cabos comuns por cabos protegidos e com recursos que impedem que um encoste no outro em dias de ventania, reduzindo os riscos de curto-circuito e interrupção no fornecimento de energia. Os religadores telecomandados são equipamentos que permitem religar a energia de forma remota, a partir do Centro de Operações Integrado da RGE, nos casos de interrupções sem danos físicos na rede. Uruguaiana tem agora 81 religadores em operação.

Em São Luiz Gonzaga a RGE desmembrou circuitos com a instalação de dois novos transformadores nos bairros, Vila Mário e Centro. O desmembramento alivia a carga, pois cada transformador tem uma capacidade limite. Os benefícios para os clientes são imediatos, pois reduzem os riscos de interrupção e melhoram o nível de tensão.

Já em São Vicente do Sul equipes da RGE substituíram 10 postes e executaram o recondutoramento de 615 metros de rede. Com estas ações o sistema de energia elétrica se torna mais robusto e oferece ainda mais confiabilidade, além de melhoria nos níveis de tensão.

Na cidade de Entre-Ijuís foi executado o recondutoramento de 230 metros de rede e o desmembramento de circuito com a instalação de um novo transformador. Esses investimentos melhoram os níveis de tensão.

A rede elétrica de Alegrete recebeu um novo transformador, teve postes de madeira e condutores de baixa e média tensão substituídos. São ações que modernizam a rede e melhoram os níveis de tensão, trazendo mais confiabilidade ao fornecimento de energia e satisfação dos clientes.

Em Itaqui houve o recondutoramento de 336 metros de rede e substituição de um transformador por outro com maior capacidade no bairro Cafifas na Av. Mário Lopes. A troca de transformadores por unidades mais potentes atualizam a necessidade de carga de uma determinada região, reduzindo riscos de sobrecarga e melhorando a qualidade do fornecimento de energia elétrica.

Por fim, em Cacequi a RGE executou uma obra de interligação da rede de distribuição. O objetivo é proporcionar maior confiabilidade ao sistema, pois esse tipo de obra aumenta a flexibilidade operativa da rede.

Saiba como receber os avisos de desligamento programado no celular e no e-mail

Os 3 milhões de clientes da RGE, distribuidora de energia do Grupo CPFL Energia, podem se cadastrar para receber gratuitamente os avisos de desligamentos programados.

O cadastro dos clientes para recebimento dos avisos pelo celular e e-mail pode ser feito através do site da RGE (www.rge-rs.com.br). Clicando no banner “Desligamento Programado” é feito o direcionamento para a página onde é possível informar número de telefone e endereço de e-mail, tendo em mãos o Seu Código (número que consta nas contas de energia de cada unidade consumidora). Para aqueles que não são atendidos pela RGE, a informação está disponível através de pesquisa por cidade da área de concessão da distribuidora.

Fonte: Imprensa – RGE