RGE instala Usina de Energia Solar Fotovoltaica no Hospital São Luiz Gonzaga - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
29 de dezembro de 2019
55.99986.2313 (55) 3352-4141

RGE instala Usina de Energia Solar Fotovoltaica no Hospital São Luiz Gonzaga

29 de dezembro de 2019 l 12:03
Materia atualizada: 30/12/2019 l 16:41

Distribuidora implantou painéis fotovoltaicos e instalou 1.304 lâmpadas LED no hospital





Compartilhe!

São Luiz Gonzaga, 23 de dezembro de 2019 – A RGE, por meio do Programa de Eficiência Energética, está transformando o cenário energético do Hospital São Luiz Gonzaga a partir de 2020. Com o projeto já finalizado, a distribuidora do grupo CPFL instalou uma Usina de Energia Solar Fotovoltaica que passará a gerar energia para o hospital, além da reforma do telhado, para suportar as placas da usina, e a troca de lâmpadas do sistema de iluminação interna da instituição. O investimento da RGE no hospital foi de R$ 724,5 mil, sem considerar a reforma no telhado.

As ações foram concluídas neste mês e já podem ser percebidas por quem frequenta o hospital – homônimo de seu município sede, São Luiz Gonzaga. As novas lâmpadas de LED que foram instaladas pela RGE modernizam o sistema de iluminação interna dos setores do hospital. Ao todo, 1.304 lâmpadas menos eficientes foram substituídas pela tecnologia LED.

Já a usina de geração de energia a partir da luz do sol possui sistema com capacidade instalada de 96 kWp (quilo-watt pico). A instalação ficará sob análise da RGE por um ano a fim de avaliar de forma eficaz os resultados obtidos e proceder com eventuais ajustes. Para receber a estrutura da usina, a RGE também realizou reformas no telhado do hospital.

Com essas ações, o Hospital São Luiz Gonzaga terá uma economia estimada em
R$ 60 mil ao ano. A entrada em operação da nova usina de energia solar está prevista para acontecer nas próximas semanas.

Segundo o coordenador do Programa de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, a estimativa da RGE é que as ações gerem uma economia significativa nas contas de luz do hospital. “A usina tem capacidade para gerar 131 MWh por ano, isso equivale a 17% de todo o consumo de energia da instituição. Além disso, as lâmpadas de LED são até 80% mais econômicas que as antigas e têm vida útil de cerca de 25 mil horas. Este é o objetivo desta ação do Programa de Eficiência Energética: modernizar o cenário energético do hospital”, destaca Odair.

O Consultor de Negócios da RGE, Rafael Luis Lugoch, destaca a relevância do Hospital São Luiz Gonzaga para toda a região e a importância das ações para a instituição. “Com a troca das lâmpadas e a instalação da usina, o hospital, que presta serviço para aproximadamente 90 mil habitantes da região, terá a possibilidade de investir parte da verba que antes era destinada à conta de luz para outros setores e outras necessidades internas”, comenta Lugoch.

O Hospital São Luiz Gonzaga é o único hospital do município e referência na Microrregião, composta por oito cidades. A instituição oferece Pronto Socorro de urgência e Emergência 24h, além de internações hospitalares em áreas como neurologia, ortopedia, pediatria, cardiologia, entre outras.

Sobre a RGE

Responsável por distribuir 65% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender 2,9 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado.

Os investimentos realizados pela RGE contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de locais de fundamental importância para a economia do estado, que vão desde fortes polos turísticos, agrícolas e pecuários, até grandes centros industriais e comerciais, trazendo mais bem-estar, conforto e infraestrutura para a vida de 7,4 milhões de gaúchos.

Assessoria de Imprensa RGE


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados