Reunião da AMM em Pirapó: veja a avaliação dos prefeitos sobre os assuntos tratados - Rádio MissioneiraRádio Missioneira
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
26 de outubro de 2018
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Reunião da AMM em Pirapó: veja a avaliação dos prefeitos sobre os assuntos tratados

Paulo Peixoto afirmou que a luta pela ponte internacional continua (Foto: Volmir Dellaflora)
26 de outubro de 2018 l 17:47
Materia atualizada: 26/10/2018 l 17:47

Reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira





Compartilhe!

Foi realizada nesta sexta-feira (26) em Pirapó a reunião mensal da Associação dos Municípios das Missões (AMM). O evento ocorreu durante a manhã sob a coordenação do presidente e prefeito de Rolador Paulo Peixoto. Em entrevista à reportagem da Missioneira, que acompanhou o encontro, ele avaliou a reunião como muito importante.

Foram debatidos assuntos de interesse dos municípios da região, dentre os quais a ponte internacional de Porto Xavier, que pauta o trabalho da entidade nos últimos meses. Peixoto lamentou que a região perdeu recurso já previsto para execução por conta do atraso do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) na aprovação do anteprojeto, principalmente, após a AMM ter trabalhado muito durante 2018 na realização de estudos e encaminhamentos.

Peixoto acredita em uma mobilização para tirar os recursos da região e inviabilizar a construção da ponte. No entanto, ele afirma que o trabalho deverá continuar para que seja incluído no orçamento de 2019 o recurso para a obra. Está agendada uma nova reunião em Brasília na próxima semana para discutir o assunto. A luta, conforme o presidente, é para que a obra fique entre as prioridades de investimento de recursos disponíveis da bancada gaúcha na Câmara Federal.

Peixoto destaca que no ano que vem a obra será licitada e a comunidade regional não passará pela frustração de não receber a ponte. A liderança ainda projetou que com o apoio dos deputados a obra iniciará no segundo semestre do ano que vem.

Prefeito anfitrião

O prefeito Auri Kochhann, anfitrião da reunião, agradeceu a todos que participaram do evento. Ele afirmou ser uma satisfação receber a reunião que abordou assuntos regionais. Kocchann aproveitou a oportunidade e convidou para os eventos de aniversário de Pirapó que se iniciam no dia 1º de novembro. Está prevista uma domingueira, rodeio, Encontro Regional da 3º Idade e inauguração de galeria de ex-prefeitos e seus vices.

Prefeito de Garruchos já começa avaliação do ano

Entrevistado pela reportagem da Missioneira, João Carlos Scotto, prefeito de Garruchos, considerou a reunião muito produtiva com assuntos de interesse de todos e momento de avaliação dos objetivos traçados para o ano de 2018.

Com a proximidade do fim do ano, o prefeito explanou sobre como foi a administração neste ano. “Se Garruchos não pode realizar grandes investimentos ao menos fecha o ano com a folha de pagamento dos servidores em dia”, destacou. Ele tem a perspectiva de iniciar 2019 com obras em Garruchos. Scotto citou as melhorias na praça,  em parceria com a Enel Cien; a construção de um conjunto habitacional e a esperada implantação da balsa no rio Uruguai.

Atenção a outros assuntos

Orlando Thomas (PP), prefeito de Mato queimado, argumenta que deve o trabalho em prol da ponte, mas que é preciso dar atenção às demais demandas da região. Ele citou a produção agrícola e pecuária, atividades as quais considera que a região é referência. Thomas defende que  esforços conjuntos da associação devem ser também para esses assuntos.

Questões de agroindústrias

No mesmo sentido, Puranci Barcelos, prefeito de Santo Antônio das Missões, falou em entrevista sobre regulamentações na área de agroindústrias. Na reunião, ele comentou sobre a regulamentação da Declaração de Aptidão (DAP), documento necessário para acesso à programas da agricultura familiar, além do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) que está sendo tratado internamente no município através de discussões da secretaria de desenvolvimento rural e meio ambiente com a profissional responsável pelas inspeções animais. Puranci acredita que é necessário também estreitar o diálogo com as agroindústrias, e assim ser realizada da melhor forma as adequações exigidas, para que os produtores possam comercializar seus produtos fora do município de origem.

Próximas reuniões

Está marcada para o dia 23 de novembro a próxima reunião da AMM. O município sede será São Miguel das Missões. No dia 29, em Rolador, irá ocorrer a reunião das primeiras damas da entidade, com apresentação do projeto Missões pela Vida.  Em dezembro, no dia 14, está prevista reunião festiva em Rolador.

 

Fonte Rádio Missioneira


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados