Escritório da Emater/RS-Ascar de Rolador destaca ações de Aters - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
19 de outubro de 2019
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Escritório da Emater/RS-Ascar de Rolador destaca ações de Aters

19 de outubro de 2019 l 20:08
Materia atualizada: 21/10/2019 l 08:05




Compartilhe!

Desde o ato de reinauguração do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Rolador, há pouco mais de um mês, diversas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) já foram realizadas pela Instituição no município. O relatório do que foi realizado e o planejamento dos próximos passos foram temas de reunião nesta sexta-feira (18/10), que marcou também o pontapé para a reestruturação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

Participaram da reunião, realizada na sede do Escritório, lideranças de diversas comunidades do município, Administração Municipal e extensionistas da Emater/RS-Ascar. O secretário municipal de Agricultura, Jorge Vargas, agradeceu o retorno da Instituição, destacando “a importante parceria para fortalecer a agricultura local”.

O chefe do Escritório Municipal, Dante Trindade de Ávila, relatou algumas ações já realizadas, a exemplo de visitas de Aters a famílias rurais, participação no Seminário Regional do Artesanato, em Giruá, com representação local, encomenda de alevinos, orientações para o controle de pragas em pomares, constatação de doenças em alfafa, orientação para descompactação de solo, orientações para implantação de horta comercial, elaboração de Declarações de Aptidão (DAPs), orientações sobre o Sistema de Outorga de Água do Rio Grande do Sul (Siout), reuniões de planejamento nas comunidades e levantamento da área cultivada com alfafa, bem como atualização do número de produtores de leite do município, entre outras atividades.

Na oportunidade, o extensionista Luiz Adriani aproveitou para destacar também a importância do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, para discutir ações prioritárias a serem desenvolvidas nas comunidades do interior. Os presentes decidiram por reestruturar o Conselho, ficando definido que será escolhido um representante por comunidade. Estas escolhas ocorrerão em reuniões com associações dos produtores rurais, para que as comunidades elejam seus respectivos conselheiros.

Também foram apresentados na reunião o Plano Operativo do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, a análise da situação atual e o diagnóstico do município. Com isso, foram discutidas ações de Aters a serem desenvolvidas pelo Escritório Municipal em 2020. Os participantes auxiliaram na escolha das prioridades, num total de 33 atividades a serem desenvolvidas e uma previsão de 320 famílias atendidas ao longo do próximo ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Santa Rosa

This slideshow requires JavaScript.


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados