Depois do forte calor e de pancadas de chuva isoladas nos últimos dias, a quinta e sexta-feira devem ter chuva forte e intensa no Rio Grande do Sul. De acordo com a Metsul Meteorologia, amanhã o risco é maior para o Centro, Oeste e o Sul do Estado. Já na sexta chuva mais forte deverá se concentrar principalmente no Centro e no Norte gaúcho.
Há ainda o risco de temporais localizados com rajadas de vento forte e queda de granizo, mas a preocupação maior mesmo é a chuva que pode ser bastante volumosa. Segundo a MetSul, existe a possibilidade de uma precipitação muito expressiva na sexta em curto período no centro gaúcho, na área entre Santa Maria e Porto Alegre.
A intensa instabilidade no Estado estará associada, inicialmente, à atuação de um centro de baixa pressão que derrubará a pressão atmosférica abaixo do valor crítico de 1000 hPa. Volumes de chuva de 100 mm a 200 mm em 48 horas não são descartados em alguns pontos do território gaúcho.
A MetSul Meteorologia adverte para a alto risco de alagamentos e inundações em áreas urbanas, rápida e acentuada subida de rios e, reduzida visibilidade nas rodovias por chuva forte com perigo de aquaplanagem e a possibilidade de deslizamentos de encostas. No fim de semana, porém, o tempo deve melhor no Estado.