Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Projeto de Recuperação de Biomas é realizado em São Luiz Gonzaga e Rolador

Compartilhe!

Ação é desenvolvida pela Fetag-RS, com auxílio de parceiros, em propriedades de associados do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e aporte de recursos da Corsan e RGE, oportuniza aos associados do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Luiz Gonzaga e Rolador o inovador Projeto de Recuperação de Biomas.

Para falar sobre o tema, participaram do programa Jornal da Manhã na Missioneira FM 94.9 nesta sexta-feira (22) o presidente do Sindicato Rafael Dalenogare; os agrônomos Felix do Prado (STR) e Kaliton Prestes (Fetag-RS) e o diretor de biodiversidade da Sema Diego Melo Pereira.

Conforme os profissionais, o projeto beneficia 22 famílias associadas em São Luiz Gonzaga e Rolador, oportunizando a recuperação de campos nativos e o plantio de mudas de vegetação nativa. Os recursos para o projeto vêm de empresas, como Corsan e RGE, que se responsabilizam por uma compensação ambiental, associada a supressão de vegetação nativa. Toda vez que estas empresas realizam obras que acabam suprimindo vegetação nativa, uma regulamentação do Estado permite que elas consigam converter seus débitos ambientais em projetos nesta área.

Segundo os entrevistados, a Sema foi quem elaborou um projeto inicial de manejo conservacionista de campo nativo, que foi a base para que a Fetag-RS, como interveniente executora deste projeto, pudesse então colocá-lo em prática. A Secretaria Estadual tem o papel de fiscalizar o cumprimento desta ação.

No momento, os profissionais estão fazendo visitas a campo em São Luiz Gonzaga e Rolador, avaliando os benefícios do projeto.  O percentual de investimento em cada propriedade depende do acordo firmado com os agricultores.

A execução do Projeto de Recuperação de Biomas consiste na implantação de áreas experimentais, dentro de cada propriedade, para o manejo conservacionista de campo nativo. Após, o agricultor poderá implementar a ação na propriedade como um todo, fazendo com que o projeto tenha um duradouro andamento.

O projeto vem sendo realizado não somente com os associados de São Luiz Gonzaga e Rolador, mas em outras regiões do Estado. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais possui uma lista de espera de agricultores que possuem interesse em participar de uma futura reedição.  As áreas já recuperadas estão disponíveis para servir de modelo aos produtores de toda a região.

Além do plantio em áreas que o agricultor deseja reflorestar, as mudas poderão ser plantadas em áreas de Reserva Legal ou Áreas de Preservação Permanente (APP). A equipe técnica oferta a orientação para o cultivo das mudas.

Rádio Missioneira