logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Professores da 32ª CRE recebem tablets

Compartilhe!

Começou na última sexta-feira (11) a 2ª rodada de entrega de tablets na área de abrangência da 32ª Coordenadoria Regional de Educação. Essa entrega decorre do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado – MEC) que juntamente com o Programa Província de São Pedro (RS) está oportunizando aos professores das escolas estaduais a inserção destes e das escolas no ambiente tecnológico.

Nessa etapa estão sendo contemplados cerca de 30 professores da Educação Profissional e 220 professores do Ensino Médio Politécnico, totalizando 250 professores. Diferentemente da etapa anterior, que contemplou 230 professores nomeados, essa etapa estará contemplando, também, todos os professores contratados que atuam em sala de aula no Ensino Médio, perfazendo um total geral de 550 tablets entregues aos professores para uso pessoal e pedagógico.

Juntamente com o recebimento do referido aparelho cada professor recebe também uma formação de 8h, realizada pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), através das multiplicadoras Joanirse Ortiz e Nara Teixeira, na qual são passadas orientações para uso e manuseio do mesmo. Além dos tablets que estão sendo entregues aos professores, as escolas também estão recebendo equipamentos para uso pedagógico. Desde o início do Programa 18 escolas foram contempladas com o Projetor Proinfo (um aparelho que agrega projetor, computador, televisão, aparelho de som, microfone e DVD, num só aparelho) e também com a Lousa Digital; 23 escolas rurais receberam laboratórios Proinfo Rural; 14 escolas receberam laboratórios Proinfo Urbano e três escolas rurais receberam laptops para trabalhar com os alunos. Vale ressaltar que está prevista para os próximos meses a entrega de mais 9 laboratórios, com 15 computadores cada, e, também, a entrega de 1 laboratório móvel (com 35 netbooks), para uma escola que possui curso técnico de formação de professores.

Entretanto, não basta ter computadores e outras tecnologias na escola se a infraestrutura lógica e elétrica não permite o uso pleno e satisfatório destes. Dessa forma, está começando em cinco escolas no município de São Luiz Gonzaga, uma reorganização das redes elétrica e lógica. A abrangência dessas estruturas compreende, para a rede elétrica: suprimento de energia elétrica dedicado atendendo a todos os pontos de conexão dos equipamentos dos alunos, bem como rack e demais equipamentos de informática instalados. Para a rede lógica: instalação de Access-points distribuídos pelas dependências da escola de modo a dar cobertura com sinal de rede wireless em toda área escolar, inclusive em áreas de recreação externa e instalação de pontos lógicos cabeados nas Secretárias e outros locais definidos para cada caso. Segundo informações da Secretaria de Educação (SEDUC/RS), outras escolas também serão atendidas no decorrer do ano.

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.