Primeiras doses da CoronaVac deverão chegar em São Luiz Gonzaga na quarta-feira

Compartilhe!

Na tarde desta segunda-feira (18) a Comissão de Saúde, integrada por representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital São Luiz Gonzaga, esteve reunida tratando sobre a campanha de vacinação contra a covid-19 no município.

Segundo a enfermeira Águeda Balbé, coordenadora do Centro de Saúde, a expectativa é de as primeiras doses da vacina cheguem na quarta-feira (20) em São Luiz Gonzaga. Ainda não foi possível traçar um cronograma para a vacinação no município. Águeda destaca que assim que o número de doses exatas que serão destinadas a São Luiz Gonzaga for divulgado pela 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, o plano de imunização será colocado em prática.

Ela destaca ainda que o município seguirá as diretrizes do Ministério da Saúde, que prevê inicialmente a vacinação de profissionais da área da saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia. Após a vacinação destes profissionais, destaca Águeda, o município atenderá outros grupos prioritários.

Segundo o coordenador regional de saúde, Yuri Sommer Zabolotsky, as primeiras doses da CoronaVac chegarão de avião ao Aeroporto Regional de Santo Ângelo muito provavelmente nesta terça-feira (19). Um ato, juntamente com a presença das coordenadorias regionais de saúde de Santo Ângelo, Ijuí e Santa Rosa, recepcionará as chegada das vacinas às Missões.

Segundo Yuri, a partir deste momento, as Secretarias Municipais de Saúde serão informadas sobre a chegada da remessa e caberá aos municípios buscar as doses em Santo Ângelo. O coordenador destacou ainda que muito provavelmente o primeiro missioneiro vacinado contra a covid-19 será em Santo Ângelo. O município já montou o seu cronograma, sendo que a primeira dose será aplicada as 13h30 de quarta-feira (20).

Rádio Missioneira.