Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Presidente do Sindilojas fala sobre aumento do ICM e acordo coletivo

Compartilhe!

O presidente do Sindilojas de São Luiz Gonzaga, Júlio Bolacell, participou nesta sexta-feira do programa Jornal da Manhã da Rádio Missioneira FM 94.9. Ele reafirmou a posição contrária da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio RS) ao aumento das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICM) e também adiantou que o acordo coletivo com o Sindicato dos Comerciários para 2024 deve ser fechado em breve.

“A posição sobre o ICM segue e mesma, pois a proposta apresentada pelo governador Eduardo Leite, de aumentar a alíquota de 17% para 19% é muito semelhante a que ele queria colocar ano passado e acabou desistindo. No Rio Grande do Sul, a arrecadação é de R$ 48 bilhões em ICM, ou seja, já é maior do que antes da pandemia”, afirmou Bolacell. O presidente destacou ainda que “nos seus dois primeiros anos, o governo Leite reduziu impostos, mas agora quer aumentar de forma que não podemos concordar. Tem de reduzir despesa ao invés de aumentar impostos e fazer o comércio pagar. Somos contra porque vai impactar muito na vida das pessoas.”

Reajuste dos comerciários – Júlio Bolacell também informou que o Sindilojas e o Sindicatos Comerciários já definiram as datas e devem fechar em breve o percentual de reajuste para o acordo colet5ivo de 2024. “O índice referência é o INPC, que hoje está 3,86 e com data base de março, o que estabelece o salário do comércio em R$ 1.745,00, mas isso aainda não está definido porque o sindicato fez uma posposta pedindo ganho real que está sendo analisada.” Segundo o presidente do Sindilojas a definição deve sair ainda em abril e os vencimentos com novo valor serão retroativos a março.

FONTE: RÁDIO MISSIONEIRA