Presidente da Assembleia Ernani Polo cumpriu intensa agenda em Brasília - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
23 de agosto de 2020
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Presidente da Assembleia Ernani Polo cumpriu intensa agenda em Brasília

23 de agosto de 2020 l 14:47
Materia atualizada: 23/08/2020 l 14:47




Compartilhe!

Presidente da Assembleia Ernani Polo cumpriu intensa agenda em Brasília com vice-presidente Mourão, TCU e nos ministérios da Economia, Saúde, Infraestrutura e Agricultura

Durante três dias, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo (PP), cumpriu intensa agenda em Brasília. O tema central nas principais audiências realizadas na capital federal foi a retomada da competitividade para o RS, pauta que também está na agenda do Palácio do Planalto. Em audiência com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), acompanhado do deputado Tenente-Coronel Zucco (PSL), o presidente da Assembleia reforçou a necessidade de ações para a retomada das atividades econômicas pós-pandemia, especialmente no comércio, indústria e serviços. Também foram tratados de investimentos em obras de infraestrutura que são necessárias para reduzir gargalos de logística, a fim de aumentar a competitividade do Rio Grande do Sul. No Ministério da Saúde, Polo recebeu a informação do complemento da verba, nesta semana, de R$ 200 milhões para o RS no enfrentamento à Covid-19.

Investimentos em infraestrutura para o RS

Já em audiência com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, acompanhado do deputado Zucco, o presidente da ALRS recebeu a informação da previsão de inaugurar a nova ponte do Guaíba em novembro, a intenção de expandir a rede ferroviária gaúcha dentro do programa Malha Sul e incluir no plano de concessões do governo federal os aeroportos de Uruguaiana, Bagé e Pelotas. Também foram tratados investimentos em obras federais como na BR-392, entre Santo Ângelo e Santa Maria, a duplicação da BR-285 na travessia de Ijuí e o alargamento da ponte sobre o Rio dos Sinos, na BR-116, em São Leopoldo, local de constantes congestionamentos. O ministro da Infraestrutura também confirmou que será palestrante do Seminário da Competitividade na Infraestrutura, em 31 de agosto, promovido pela Assembleia.

RS livre de aftosa sem vacinação
Outra importante agenda foi o ato, realizado no ministério da Agricultura, onde foi firmada carta de compromisso conjunto para assegurar as condições fitossanitárias que garantam ao Rio Grande do Sul o status de zona livre de aftosa sem vacinação. A ministra da Agricultura Tereza Cristina, afirmou que o Estado se encaminha para a excelência em sanidade animal. “Simboliza um avanço muito importante para o RS e é resultado de um trabalho muito intenso, de muitos anos, desenvolvido por muitos governos e equipes técnicas da Secretaria da Agricultura e do Ministério da Agricultura, com apoio fundamental de entidades, associações e federações representativas do setor agropecuário gaúcho”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa. A solenidade contou com a presença do governador Eduardo Leite (PSDB), do secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho, da secretária extraordinária de Relações Federativas e Internacionais, a ex-senadora Ana Amélia Lemos, e do deputado federal Carlos Gomes (Republicanos), representando a bancada federal gaúcha.

Paulo Guedes em sintonia com a retomada da competitividade do RS
Principal bandeira da gestão de Ernani Polo na presidência da Assembleia Legislativa, a competitividade ganhou um aliado de peso. O deputado gaúcho se reuniu, em Brasília, com o ministro da Economia, Paulo Guedes — que se surpreendeu positivamente com o foco do Legislativo gaúcho. “Chama a minha atenção o fato de o Parlamento gaúcho ter escolhido essa pauta. Esse tema é fundamental para a retomada do desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do Brasil”, disse Guedes ao deputado. O ministro também se comprometeu a participar de uma futura edição do Seminário de Competitividade, promovido pela Assembleia do RS.

Parceria em evento sobre governança
Em parceria com a Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), o TCU (Tribunal de Contas da União) está trabalhando para melhorar a gestão e a governança em todo o país. Na terça-feira, o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, esteve com o ministro João Augusto Nardes, em Brasília, para acertar a realização de um evento sobre o tema na região Sul, unindo as três Casas Legislativas. A data já está confirmada: 27 de agosto.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Rádio Missioneira


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados