Presidente da Assembleia, deputado Ernani Polo apresenta relatório da gestão 2020

Compartilhe!
Na tarde desta quinta-feira (28), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo (PP), apresentou a prestação de contas da gestão 2020/2021, que se encerra na próxima quarta-feira (3), quando será eleita e empossada a Mesa Diretora que comandará a Casa até janeiro de 2022. O evento, realizado de forma híbrida, ocorreu no Vestíbulo Nobre do Palácio Farroupilha.
Na abertura da solenidade, foram exibidos vídeos institucionais relacionados ao foco da gestão, que foi a retomada da competitividade do RS, e à campanha Escolha de Valor. Após, Polo fez a apresentação das principais ações realizadas pelo Parlamento gaúcho ao longo de 2020 e começo de 2021, compiladas em um relatório de 80 páginas, que retrata as atividades nas áreas institucional, legislativa, administrativa e de comunicação e cultura.
O presidente destacou que uma das marcas de sua gestão foi o diálogo, fazendo a interlocução constante dos  diversos segmentos da sociedade com os demais poderes, citando as atividades do Fórum de Combate ao Colapso Econômico e Social e do Seminário da Competitividade. Ainda salientou a continuidade de projetos que tiveram início em 2019, como o Cresce RS e Valores que Ficam.
Falando dos desafios impostos pela pandemia do coronavírus, o parlamentar enfatizou que o Parlamento nunca parou, e a gestão trabalhou para preservar vidas e salvar a economia. “Fomos a primeira Assembleia Legislativa do Brasil a implementar o procedimento de deliberação remota”, pontuou, lembrando que, logo após, os trabalhos das comissões permanentes, que haviam sido suspensos em função da pandemia, também foram retomados. “O trabalho mudou de forma, mas ele não parou”. declarou.
Polo ainda informou que, em 2020, a Casa teve uma economia de quase R$ 190 milhões com a racionalização dos gastos e a redução ou suspensão por algum tempo de ações de rotina por causa da pandemia. Ressaltou também que foram devolvidos ao governo do Estado R$ 46 milhões do Orçamento da ALRS para serem investidos no enfrentamento à pandemia, no acesso à internet de alunos da rede pública estadual e da UERGS e no combate à estiagem.
As obras realizadas no Palácio Farroupilha, a manutenção das apresentações musicais do projeto Sarau do Solar com transmissão pela TV Assembleia e pelas redes sociais da Casa e o Censo 2020-2021, apresentado ontem (27) e que buscou medir o impacto da pandemia e apontar caminhos para a retomada, foram outras iniciativas citadas por Polo.
O 1º vice-presidente da Casa, deputado Zé Nunes (PT), e o 1º secretário da AL, deputado Gabriel Souza (MDB), também se manifestaram sobre as ações realizadas em 2020. O presidente Polo ainda respondeu questionamentos da imprensa, que participou de forma remota.
Também estiveram presentes na solenidade os deputados Fábio Ostermann (Novo) e Luiz Henrique Viana (PSDB), superintendentes, diretores e servidores da Casa. No encerramento da cerimônia, o relatório de prestação de contas da gestão 2020/2021 foi distribuído aos presentes. O documento ficará disponível no site da Assembleia Legislativa em breve.
Fonte: Assembleia Legislativa