Na semana passada, a Associação dos Municípios das Missões (AMM) realizou em Porto Alegre a sua tradicional reunião junto à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Em entrevista ao programa Jornal da Manhã, o presidente da AMM, prefeito Auri Kochhann, destacou os principais pontos do encontro.
Segundo o presidente, uma das audiências mais produtivas foi com o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella. Conforme Auri, foi apresentado o panorama das principais obras em andamento e planejadas nas Missões.
Sobre o asfaltamento da ERS 550, entre Pirapó e Dezesseis de Novembro, Costella teria destacado que a obra deverá estar em andamento já em 2024. A empresa Ecoplan, responsável pelo projeto, trabalha na elaboração de uma nova ponte sobre o Arroio Ijuí-Mirim, para dar continuidade ao processo.
Já sobre as obras de reforço na estrutura da ponte sobre o Rio Piratini, na ERS 168, entre São Luiz Gonzaga e Bossoroca, o secretário afirmou que uma empresa será contratada diretamente pelo Governo do Estado para executar as melhorias, já que em duas oportunidades, as licitações acabaram desertas.
A construção de terceiras faixas na ERS 344, entre Santo Ângelo e Santa Rosa também sairá do papel. A medida, amplamente desejada pela comunidade missioneira, foi viabilizada após acerto entre os prefeitos por onde a rodovia passa.
Segundo o presidente da AMM, o secretário Costella também garantiu a construção de uma nova ponte no acesso à Ubiretama. Após ter o acesso asfáltico finalizado, ligando a cidade à BR 392, o município segue aguardando a construção da estrutura.
Auri Kochhann celebrou o avanço das obras e destacou que a AMM seguirá cobrando agilidade em outros investimentos, como no acesso asfáltico a Garruchos e Rolador, na construção da Ponte Internacional e na duplicação da BR 285.
Rádio Missioneira