A Expo São Luiz tem se consolidado não apenas como vitrine econômica e cultural da região missioneira, mas também como espaço de debate e troca de conhecimento sobre temas fundamentais para o futuro do agronegócio. Nos dois primeiros dias da feira, diferentes seminários reuniram especialistas, lideranças e produtores rurais para tratar de assuntos como preservação de nascentes, irrigação, conservação de solos e pecuária.
Na quarta-feira (1º), a Coopatrigo promoveu o Seminário Fontes de Vida: Adote uma Nascente, atividade que discutiu a situação das bacias hidrográficas da região e os impactos das condições climáticas na agricultura. O encontro contou com a presença do presidente da Coopatrigo, Paulo Pires, da promotora de Justiça Paula Regina Mohr, responsável pela Promotoria Regional do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí, além do especialista Geovani Santos e do agrometeorologista Marco Antônio dos Santos.
Ainda no dia 1º, ocorreu o 3º Seminário de Conservação de Solos e Água no Rio Grande do Sul, promovido pela unidade de São Luiz Gonzaga da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). O evento, realizado no auditório central da feira, reuniu pesquisadores e profissionais para debater estratégias de conservação e manejo sustentável no campo.
Outro destaque foi o painel Novos Movimentos da Pecuária Gaúcha, realizado na Casa Coopatrigo. A atividade teve a participação de Antonia Scalzilli, presidente do Instituto Desenvolve Pecuária, e do delegado Heleno dos Santos, diretor da Divisão de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Dicrab), trazendo ao público reflexões sobre o futuro da pecuária e os desafios relacionados à segurança no meio rural.
Já nesta quinta-feira (2), a pauta foi a irrigação, com o Seminário Irrigação: Irriga+ RS, organizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS (Seapi) e Emater/RS-Ascar, com apoio do Sindicato Rural de São Luiz Gonzaga e da Coopatrigo. Realizado no auditório central, o seminário discutiu o avanço da irrigação no meio rural, abordando tecnologias para o uso eficiente da água, estratégias para aumento da produtividade e soluções que promovam inovação e sustentabilidade no campo.
Os debates seguem nos demais de programação da feira.
Fonte: Rádio Missioneira