Um projeto de saneamento básico desenvolvido pela Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga e premiado a nível nacional na última semana deverá ter continuidade na cidade. A avaliação é das vereadoras Nara Mendes e Rose Grings. Ambas estiveram na Rádio Missioneira nesta segunda-feira (29), onde participaram do programa Jornal da Manhã e comentaram sobre a conquista.
Em Brasília, as vereadoras representaram a Casa Legislativa no recebimento do troféu Destaque Nacional, entregue pela União dos Vereadores do Brasil (UVB). Em 2023, após inúmeros problemas relatados por moradores das localidades que contavam com valas de esgoto a céu aberto, a Mesa Diretora, à época presidida por Rose Grings, estudou uma alternativa para viabilizar o trabalho da prefeitura, em forma de parceria com o Legislativo são-luizense.
Assim, após solicitação da vereadora Nara Mendes (MDB), que recebeu a demanda do Bairro Jauri, a Mesa Diretora definiu abrir mão de recursos de seu orçamento para o Executivo Municipal adquirir tubos de concreto para a implantação da canalização em pontos considerados críticos, dado o perigo que os valos trazem aos moradores e motoristas que trafegam nas vias urbanas.
Reunindo pedidos, a Mesa Diretora mapeou os principais pontos com problemas e, juntamente com a Comissão Permanente de Infraestrutura, se reuniu com a Secretaria de Obras e definiu o cronograma inicial para receber a canalização. Dessa forma, a Mesa Diretora abriu mão do valor de R$ 200 mil do seu orçamento de 2023 para a prefeitura adquirir o material, dando início às obras.
“Que tenhamos a continuidade deste projeto”, frisou Nara. Segundo ela, os bairros Marcos e Loureiro ainda carecem de investimentos neste setor. “É o início de um projeto. A gente sabe que tem vários bairros que nos buscam e que tem várias situações a serem resolvidas, mas a gente deu o pontapé inicial”, avaliou Rose Grings.
Das mais de 80 premiações entregues em Brasília, o projeto do Legislativo de São Luiz Gonzaga foi o único que tratou sobre saneamento básico.
Rádio Missioneira