Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Prefeitura de Santo Ângelo repassa 5,4 hectares para aldeia guarani

Compartilhe!

Área servirá para preservação da cultura e subsistência das dez famílias que residem no local

O prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, assinou na última segunda-feira, 20, a cessão de uso de 5,4 hectares para a Aldeia Gurani Tekoa Pyau, localizada na Ressaca da Buriti. O investimento alcançou R$ 190 mil.

A solenidade foi realizada em frente a Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Os 7 Tava Mirim. Em sua manifestação, o prefeito Jacques Barbosa definiu a cessão como um ato de respeito, dignidade e coerência. “Coerência porque a cultura guarani é a base da nossa região e isso é usado para o desenvolvimento econômico por meio do turismo”, disse.

Foto: reprodução/Assessoria de Imprensa

O cacique Anildo Romeu agradeceu ao prefeito pela sensibilidade com o povo guarani e destacou que a área será de extrema importância para a manutenção da cultura, da identidade do seu povo e para a subsistência das dez famílias que residem na aldeia.

O vereador Gilberto Corazza, que participou das tratativas para a aquisição da área, elogiou o prefeito Jacques, salientando que é uma atitude corajosa. “Santo Ângelo é o único município do País que adquire uma área para ceder ao povo guarani. São direitos históricos, que infelizmente seguem sendo desrespeitados no país”.

Quem também elogiou a sensibilidade do Governo Municipal foi o procurador da República Osmar Veronese. “Momento significativo que deixa marcas e reduz uma dívida histórica com os povos indígenas”, disse.

O ato foi encerrado com apresentação do Coral da Aldeia Tekoa Pyau.

 

Texto e fotos: Hogue Dorneles

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santo Ângelo

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.