logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Policiais militares de São Borja realizam resgate de Gavião-carijó

Compartilhe!

Na última sexta-feira (1º) uma guarnição do 2° Grupo Ambiental de São Borja fez o resgate de uma ave nativa identificada como Gavião-carijó (Rupornis magnirostris). Segundo informações de populares, ela teria atingido os fios de alta tensão e caído ao solo.

No momento da chegada da guarnição, aparentava estar desorientada, sendo de imediato levada para avaliação e atendimento veterinário. Após examinada e sem apresentar lesões aparentes, por orientação do médico veterinário, foi solta em seu habitat natural.

O Gavião-carijó é uma ave de rapina da família Accipitridae. É encontrado em diferentes ambientes, ocorrendo do México à Argentina e em todo o Brasil. É a espécie predominante no país, sendo o terror dos galinheiros. Também é conhecido pelos nomes de anajé, gavião-indaié, gavião-pinhel, gavião-pinto, gavião-pega-pinto, inajé, gavião-pinhé, indaié, pega-pinto e papa-pinto.

Como toda ave de rapina, tem um papel indispensável no equilíbrio da fauna, como regulador da seleção. Evita uma superpopulação de roedores e aves pequenas (como ratos e pombos nos centros urbanos), além de eliminar indivíduos defeituosos e doentes.

Fonte: Comando Ambiental da Brigada Militar

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.