Polícia Civil realiza operação ''Pirâmide'' na Penitenciária de São Luiz Gonzaga - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
14 de novembro de 2013
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Polícia Civil realiza operação ”Pirâmide” na Penitenciária de São Luiz Gonzaga

14 de novembro de 2013 l 08:52
Materia atualizada: 14/11/2013 l 08:52




Compartilhe!

A Polícia Civil realiza nesta quinta-feira, uma operação em todo o Rio Grande do Sul. Em São Luiz Gonzaga, as movimentações de policiais iniciaram nas primeiras horas da manhã.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e um de prisão. A chefia da polícia irá realizar uma coletiva de imprensa, às 10h, em Porto Alegre. Depois da coletiva, serão divulgados novos dados sobre a operação em São Luiz Gonzaga.

A coordenação operacional  é do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos-GIE, com apoio da Susepe e da Brigada Militar (BM). Em São Luiz Gonzaga, o trabalho foi coordenador pelo Dr. Fernando Sodré, que já atuou como delegado no município. 

Atualização

Dr. Fernando Sodré, em entrevista ao vivo no Panorama de Notícias, falou sobre a operação realizada pela manhã. Disse que a equipe local executou o trabalho, que teve coordenação em Porto Alegre, através do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos-GIE.

Segundo o delegado, foram cumpridos quatro mandados, sendo um deles no presídio. Foi cumprida ainda uma prisão temporária de uma mulher, que segundo a investigação, é apontada como integrante de uma organização criminosa estadual.

Foram apreendidos celulares, documentos e drogas. A operação teve o apoio de cinco delegados e 30 agentes policias. Foram utilizadas 10 viaturas na ação.

Dados da operação

COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA E OPERACIONAL: Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos – GIE. Execução da Polícia Civil, com apoio da Susepe e Brigada Militar.

BASES OPERACIONAIS: Porto Alegre, na Academia de Polícia – ACADEPOL, Rua Comendador Tavares n. 360, Porto Alegre. Além disso, nas cidades de Passo Fundo, Ijuí, Santo Ângelo, Santa Maria, Uruguaiana, Dourados/MS e Petrolina/PE.

OBJETIVO: evitar o estabelecimento de organização criminosa que age dentro e fora de presídios

TEMPO DE INVESTIGAÇÃO: 11 meses

EFETIVO: 300 policiais civis do RS, 15 policiais civis de Pernambuco, 15 policiais de Mato Grosso do Sul, 194 policiais militares e 170 agentes da Susepe

VIATURAS: 80 viaturas

MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO: 24, sendo nove (09) em presídios no Rio Grande do Sul, um em presídio no Mato Grosso do Sul e um em presídio de Pernambuco. Os demais são em residências em várias cidades no Estado.

MANDADOS DE PRISÃO: 23 (prisões temporárias)

MUNCÍPIOS ENVOLVIDOS: Porto Alegre, Passo Fundo, Santo Ângelo, Uruguaiana, Ijuí, Santa Maria, Dourados/MS e Petrolina/PE

RESUMO: A Polícia Civil, através do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos – GIE, com apoio da Susepe e Brigada Militar, deflagrou na data de hoje a Operação Pirâmide, que visa evitar o estabelecimento aqui no RS de organização criminosa, de caráter nacional, que age dentro e fora de presídios, atuando principalmente no crime de tráfico de drogas e roubos. Durante as investigações, que perduraram cerca de 11 meses, foram presas 14 pessoas e foi apreendido aproximadamente 1kg de crack em São Leopoldo, cerca de 2kg de cocaína em Carazinho e cerca de 634kg de maconha em Mato Grosso do Sul. Todas essas apreensões estão ligadas a uma organização criminosa que estava tentando se estabelecer no RS. Também, foram apurados vários outros delitos durante a investigação, como homicídios (dentro de um presídio no interior do Estado) e roubos (no Estado e fora).

 

OPERAÇÃO PIRÂMIDE (Núcleo SLG)

Meios empregados
– 26 policiais, sendo 04 Delegados de Polícia e 22 agentes, das regiões policiais de diversas regiões: 10ª Região Policial- Santa Rosa, 13ª Região Policial- Santo Ângelo e 26ª Região Policial- Ijuí.
– 10 viaturas.

Descrição
Por conta das 04h20min ocorreu reunião com os policiais envolvidos na deflagração da Operação Pirâmide, junto a sede da 13ª Delegacia de Polícia Regional de Santo Ângelo, sendo que após a distribuição das tarefas, houve deslocamento em comboio até a cidade de São Luiz Gonzaga onde foram cumpridos 4 mandados de Busca e Apreensão, sendo um na cela do Presídio de São Luiz Gonzaga e 3 em residências de envolvidos e um mandado de prisão temporária.

Apreensões e prisões
Foi efetivamente cumprido um Mandado de Prisão temporária por trinta dias em uma presa do regime semiaberto, vinculada a organização criminosa investigada;
Realizada a apreensão: 13 celulares, uma CPU de computador, munições de calibre .38, pequena porção de maconha, cheques, pendrives, Cds e diversas anotações.


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados