Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Pirapó: secretário fala sobre combate à dengue

Compartilhe!

O secretário da Saúde de Pirapó, Zilmar Simon do Canto, participou da programação do Jornal da Manhã desta segunda-feira. O Secretário informou acerca dos serviços que estão sendo feitos para prevenir a dengue em seu município, serviços que envolvem parceria com instituições e comunidade.

Primeiramente o Secretário ressaltou que no dia de hoje estaria sendo realizado trabalho de campo envolvendo não só agentes de saúde, mas também turma de alunos da escola Henrique Sommer, para se fazer trabalho informativo em pontos estratégicos de Pirapó. De acordo com recentes levantamentos obtidos com testes rápidos dentro do perímetro urbano, constatou-se 4,5% de presença de focos do mosquito da dengue em residências, entretanto, sem nenhum caso suspeito registrado até o momento.

Zilmar disse que a situação atual é oportuna para a realização de um trabalho efetivo de prevenção em Pirapó, sempre contando com o apoio da comunidade. Cerca de trinta alunos integraram o mutirão, que tem como objetivo a visitação a todo o perímetro urbano de Pirapó, principalmente em pontos estratégicos, como borracharias, parque de rodeio, cemitério entre outros.

Mesmo sem nenhum caso suspeito detectado, o Secretário disse que a equipe médica e de enfermagem de seu município está alerta. Sobre os planos da Secretaria para este ano de 2015, Zilmar ressaltou que a equipe de Saúde conta com apenas um ESF com dois médicos, um deles cubano. Porém, o médico cubano teve que se deslocar para seu país de origem devido a um problema que surgiu, mas logo deverá estar de volta. O interior de Pirapó também é assistido por meio de serviço de unidade móvel médica e odontológica que realiza atendimento a todo o interior e, assim que o médico cubano retornar, esses serviços serão retomados.

O Secretário também lembrou que Pirapó conta com dois consórcios, que fornecem medicamentos ao município, equipes de agentes de saúde em todas as comunidades e dois funcionários para agendamento de consultas e exames especializados fora do município. Apesar da frustração com repasse de recursos, não só para Pirapó, mas também para diversos outros municípios da região, a estrutura da Saúde de Pirapó está correspondendo bem à demanda, mesmo considerando que, quando se fala em saúde, o cenário sempre exige cautela, pois o município não conta com acesso asfáltico e, por essa razão, a exigência por um bom serviço de Saúde é sempre prioridade.