Pesquisa sobre o efeito do alongamento crônico em atletas da AGSL - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
14 de janeiro de 2014
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Pesquisa sobre o efeito do alongamento crônico em atletas da AGSL

14 de janeiro de 2014 l 07:10
Materia atualizada: 14/01/2014 l 07:10




Compartilhe!

PFEIFER, Lucinéia Orsolin
VIDAL, Paula. NASCIMENTO, Lizandra Andrade

O alongamento muscular é uma das técnicas mais utilizadas para o ganho de movimento total de uma articulação, ou seja, de flexibilidade, sendo um modo de preventivo de lesões esportivas.
O curso de fisioterapia da URI – São Luiz Gonzaga, em parceria com a equipe de futsal da AGSL, desenvolveu um projeto cujo objetivo foi de verificar a flexibilidade após um programa de alongamento passivo crônico nos atletas, com o intuito de conhecer o efeito do aumento da flexibilidade, a percepção do atleta e seu rendimento em quadra antes e após a implementação do programa.
A pesquisa foi realizada por um período de trinta dias, nos quais foi operacionalizado o programa de alongamento, três vezes na semana, uma vez ao dia, com os atletas contratados pela AGSL, que frequentavam os treinos de musculação e treinos específicos. Os atletas foram avaliados com métodos apropriados para mensuração da flexibilidade, antes e após a intervenção.
O acompanhamento do programa possibilitou a observação de um aumento significativo da flexibilidade dos músculos internos da coxa (adutores) e dos músculos que flexionam o quadril do membro inferior esquerdo.
Entretanto, verificou-se a perda de flexibilidade de alguns grupos musculares, como os rotadores internos e externos dos quadris, os músculos laterais (abdutores) da coxa do membro inferior direito e os extensores do joelho. A perda da flexibilidade pode estar relacionada com a geração de força muscular para o gesto esportivo ou ações musculares específicas do futsal, entretanto a pesquisa continuará para responder esta hipótese.
Segundo o questionário aplicado aos atletas em relação à percepção da flexibilidade, todos os atletas perceberam o aumento da sua flexibilidade comprovado pelos testes específicos.
Frente ao exposto, constatamos a necessidade de aprofundar os estudos a respeito do alongamento muscular, a fim de ampliar as possibilidades de ganho em termos de flexibilidade e de prevenção das lesões esportivas, o que repercute, em última instancia, em maior qualidade de vida para os indivíduos.


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados