As entidades que irão desfilar neste dia 20 de setembro, em São Luiz Gonzaga, precisam se atentar às regras sanitárias que envolvem a presença de equinos na festividade. Segunda a médica veterinária Carolina da Costa, os piquetes e entidades deverão preencher uma planilha, disponibilizada pela Inspetoria Veterinária, informando o nome dos integrantes do desfile, junto com as Guias de Trânsito Animal.
Neste ano, o exame de mormo não está mais sendo exigido. Os cavalarianos devem, portanto, estar atentos ao exame de anemia, à Carteira de Vacinação e à Guia de Trânsito Animal.
“Contamos com a colaboração dos cavalarianos. Tudo pode ser feito de forma online”, disse Carolina. Dúvidas podem ser tiradas direto na Inspetoria Veterinária de São Luiz Gonzaga ou pelo número (55) 3352-1438.
Nesta segunda-feira (18), o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, major Eduardo Brum, pediu a colaboração dos participantes.
“No desfile passado, tivemos duas entidades que infelizmente desrespeitaram as regras sanitárias quanto ao desfile dos cavalos. Inclusive com a colocação de fitas falsas nos animais. Espero não termos os dissabores experimentados ano passado, pois a grande maioria dos cavalarianos se esforça para fazer tudo correto. A Brigada Militar irá apoiar a inspetoria na fiscalização e antecipo que em havendo animais irregulares, este ano, o desfile será interrompido”, frisou Brum.
Rádio Missioneira