logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Palestras e apresentações artísticas marcam início do Seminário Internacional das Missões

Compartilhe!

O 5º Seminário Internacional de História, Educação e Turismo da Região das Missões teve início na tarde desta quarta-feira (24), em Caibaté. O primeiro turno contou com palestras de pesquisadores internacionais e apresentações artísticas. O evento aborda diferentes aspectos da história das Missões Jesuítico Guarani na América do Sul. 

Para iniciar o Seminário que tem como tema “Arte, Cultura e Turismo”, a invernada juvenil Herança Farroupilha do CTG Sentinelas do Caaró, de Caibaté, fez uma apresentação inspirada na figura dos “Lanceiros Negros”. Em seguida, a professora e diretora do Museu Regional Aníbal Cambas de Missiones, na Argentina, Liliana Mirtas Rojas abriu a primeira conferência apresentando detalhes sobre a formação de reduções no Uruguai, em especial em “Concepción y San Javier” e a influência desses dois povoados para o desenvolvimento do projeto missioneiro.

Logo após, a professora do Instituto Superior Antonio Ruiz de Montoya (Isarm) e Universidade Nacional de Misiones, Maria Angélica Amable, explicou aspectos sobre a história e as características da redução de “Asunción de Acaraguá y Mbororé” e a batalha de Mbororé. Ainda durante o período da tarde, o professor e secretário do Isarm, Cristian Neris, fez uma apresentação acerca das possibilidades de utilização do patrimônio jesuítico como recursos didáticos nas escolas. 

Para encerrar o primeiro turno, os artistas Telma Regina Pinto e Fábio Dalla Costa fizeram uma palestra musicada. Na oportunidade, eles descreveram a origem e detalhes sobre a música barroca e missioneira, além de um dueto musical em piano e violão. 

As atividades do Seminário Internacional das Missões ocorrem na Associação dos Funcionários das Missões (Afucer). O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (SMECT) de Caibaté, em parceria com a Cátedra Unesco, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Trilha dos Santos Mártires. 

Texto e foto: Assessoria de Comunicação – Seminário Internacional das Missões

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.