Outubro Rosa: mamografias são intensificadas no mês de combate ao câncer de mama em São Luiz Gonzaga - Rádio MissioneiraRádio Missioneira
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
24 de outubro de 2018
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Outubro Rosa: mamografias são intensificadas no mês de combate ao câncer de mama em São Luiz Gonzaga

Ação intensifica o combate ao câncer de mama (Foto: divulgação/prefeitura de São Luiz Gonzaga)
24 de outubro de 2018 l 17:01
Materia atualizada: 24/10/2018 l 17:38

Diagnóstico precoce é o alvo de campanha, em novembro ainda será registrado um dia especial para a realização de exames





Compartilhe!

A Secretaria Municipal de Saúde de São Luiz Gonzaga e o Hospital São José trabalham de forma intensa na realização de exames de mama. A ação faz parte da programação especial do Outubro Rosa. No sábado passado o local recebeu um mutirão com 24 exames. A equipe planeja um novo mutirão, marcado para o sábado do dia 10 de novembro. Em entrevista à Rádio Missioneira a coordenadora de mamografias Marciele Insespelger e a enfermeira Agueda Balbé trataram do tema na manhã desta quarta-feira.

Os exames são realizados durante todo o ano, no entanto, Marciele afirmou que desde o dia 02 de outubro, quando se deu a abertura da campanha, o trabalho e os resultados foram potencializados.  Até agora se registra até este momento um expressivo número de exames realizados. Inclusive as ações de mutirão, em horários diferentes dos habituais, busca oportunizar o serviço à paciente que não tem disponibilidade de tempo durante o horário normal de atendimento.

Águeda considera as campanhas importantes, pois grande parte das pessoas acaba sempre protelando, e durante essas ações o chamamento é mais intenso o envolvimento também. Não só mamografia, mas em todo o tipo de exame de prevenção.

Neste mês se verificou um aumento na procura de pessoas em busca de informações e requisições para o exame. Segundo a enfermeira, a adesão está muito boa e ela torce que não seja somente neste mês de outubro. “Que as pessoas continuem buscando os recursos preventivos disponibilizados. O diagnóstico precoce é importante, quanto mais cedo for diagnosticado o Câncer de mama, maiores as chances de cura”, disse.

Em relação a qual faixa etária o exame é indicado, Águeda disse que mesmo que o ministério da Saúde indique 49 anos, o município de São Luiz Gonzaga trabalha com um exame entre 35 e 40 anos e que a partir disto deve ser feito com maior frequência.

Outro ponto tratado foi o autoexame que é aconselhado para todas as mulheres. “É importante que a mulher se toque conheça a sua mama, e se caso apareça alguma alteração ela busque ajuda, converse com o seu médico, a sua enfermeira, dirija-se ao posto, a partir daí será tomado o procedimento indicado para tratamento”, afirmou a enfermeira.

Se o câncer aumenta, a preocupação e o cuidado devem aumentar também. Para Marciele, ao destacar fatores de risco que aumentam a propensão à doença, as mulheres devem ficar atentas. A coordenadora citou, entre eles, a primeira menstruação muito cedo, parar de menstruar muito tarde, a primeira gravidez após os 30 anos, mulheres que nunca tiveram filhos, que realizaram terapia de reposição hormonal, obesidade, sedentarismo, alcoolismo e histórico familiar.

As portas de entrada que são os ESfs estão com decoração especial para chamar a atenção das mulheres sobre a importância dos exames preventivos de câncer de mama. Neles as pacientes podem solicitar o agendamento de exames. Mais informações no telefone 3352-4020. 

 

Por Rogerio Morais

 

Fonte: Rádio Missioneira


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados