Uma grande operação, deflagrada na manhã desta quarta-feira (4) em quatro estados do Brasil, desmantelou um grupo criminoso, sediado em São Luiz Gonzaga, suspeito de falsificar sementes de milho e soja para o plantio.
A ação é coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Segundo o delegado Heleno dos Santos, buscas estão sendo realizadas nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Ao menos duas pessoas já foram presas, uma em São Luiz Gonzaga e outra em Luís Eduardo Magalhães (BA). Ambas são consideradas chefes da organização.
Armas, caminhões e veículos de luxo também foram apreendidos, como um Poersch em São Luiz Gonzaga e uma Mercedes na Bahia. Conforme o delegado regional Jader Ribeiro Duarte, a operação foi nomeada como “Pirata do Agro”. Ela mira a atuação de um grupo que falsificava o tratamento de sementes de soja para o plantio.
Os criminosos pegavam os grãos e utilizavam tinta e odor característicos dos produtos usados no tratamento. Após, vendiam os grãos como tratados,ocasionando prejuízos bilionários a produtores rurais em todo o Brasil.
Segundo o delegado Heleno dos Santos, os “Pirateiros de Sementes” levavam uma vida discreta em São Luiz Gonzaga, com residências simples. A operação também cumpriu mandados em Santa Rosa, Santo Cristo e Carlos Barbosa.
Fonte: Rádio Missioneira