Um grupo de 41 colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) com condenação penal ou vinculados a organizações criminosas é alvo nesta terça-feira (17) de uma operação do Ministério Público Militar (MPM).
Cerca de 280 agentes estão nas ruas em 34 municípios gaúchos e um catarinense, cumprindo 82 mandados de busca e apreensão. São Luiz Gonzaga e Santo Antônio das Missões estão na lista. A ação é uma parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público.
Até as 9h, uma pessoa havia sido presa em flagrante. Os policiais apreenderam mais de 60 armas, cerca de cem munições, um drone, celulares e documentos.
O objetivo da investigação é descobrir se os CACs estão se valendo de registros falsos de idoneidade para desviar armas e munições para o crime organizado. Na mira da chamada Operação Desarme estão 141 armas obtidas ilegalmente pelos suspeitos. A partir do confisco do armamento e dos celulares do grupo, o MPM quer traçar um mapa dos contatos de cada CAC.
As 35 cidades onde ocorreram cumprimentos de mandados judiciais de prisão e busca e apreensão são: Porto Alegre, Santa Maria, Júlio de Castilhos, Jaguari, Canguçu, Pinheiro Machado, Rosário do Sul, Três de Maio, Santa Rosa, Santo Antônio das Missões, Não-Me-Toque, Giruá, São Luiz Gonzaga, Sananduva, Passo Fundo, Bento Gonçalves, Antônio Prado, Caxias do Sul, Vacaria, Gravataí, Canoas, Viamão, Cachoeira do Sul, Osório, Xangri-lá, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Sapiranga, Charqueadas, Igrejinha, São Leopoldo, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul e Campo Bom no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, a operação ocorreu em Bombinhas.
Fonte: Rádio Missioneira | Com informações de GZH